O Memorial da América Latina recebe até o dia 11 de março uma carreta itinerante do Programa Mulheres de Peito, que realizará gratuitamente exames de mamografia em mulheres acima de 35 anos. A ação faz parte de uma série de atividades do Governo do Estado de São Paulo para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
Na sexta-feira (10/03), a ação acontecerá das 8h às 17h, e no sábado (11/03) o serviço estará disponível das 8h às 12h.
O atendimento será realizado mediante a entrega de senhas, atendendo alguns critérios. Mulheres entre 50 e 69 anos devem apresentar somente o RG e cartão do SUS. Já as mulheres com idade entre 35 a 49 anos e acima de 70 anos, além do RG e cartão do SUS, precisarão apresentar pedido médico.
Importância da Mamografia – De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020, cerca de 2,3 milhões de mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama no mundo e a doença causou 685 mil mortes, muitas das quais poderiam ter sido evitadas.
A mamografia ajuda a detectar tumores cancerígenos em seus estágios iniciais, que dificilmente são detectados no autoexame. A detecção nos estágios iniciais é muito importante, pois iniciam-se os tratamentos rapidamente, e os índices de cura são muito promissores.
Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.
Programa Mulheres de Peito
Local: Memorial da América Latina – Praça Cívica. Av. Mário de Andrade, 664. Acesso pelos portões 2 e 5.
Período: até 11 de março. Atendimentos: sexta-feira, das 8h às 17h e sábado, das 8h às 12h.
Público Alvo – documentos necessários: Mulheres de 35 a 49 anos (pedido médico do SUS, Cartão SUS e RG); Mulheres de 50 a 69 anos (apenas RG e Cartão SUS) e Mulheres acima de 70 anos (pedido médico SUS, Cartão SUS e RG). Fonte: memorial.org,br
Home / Saúde e Estética / Memorial da América Latina recebe carreta de mamografia do Programa Mulheres de Peito
Check Also
Equipes do Consultório na Rua atuam em todas as regiões da cidade
Além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para …