Com curadoria de María Teresa Chadwick Irarrázaval, conhecida como Tere Chad, o Neo Norte 5.0 acontecerá no dia 7 de novembro, das 18h00 às 21h00, na Biblioteca Latino-Americana. O evento tem como proposta, através da técnica de upcycling, reinterpretar o acervo do Memorial da América Latina para criar uma série de peças de vestuário com tecidos reciclados que serão apresentadas em diferentes performances. O Neo Norte alinha-se com os objetivos de desenvolvimento sustentável do Memorial Ambiental e da COP 30, da qual o Brasil será a sede em 2025.
Tere Chad tem mestrado em Arte e Ciências da Central Saint Martins, Universidade das Artes de Londres e outro em Escultura do Royal College of Art. A artista propõe um modelo curatorial inovador, com a arte dialogando com as realidades específicas de cada local, valorizando uma troca cultural orgânica. Tere utiliza técnicas tradicionais com um olhar contemporâneo, desafiando os limites entre arte e cultura, promovendo um intenso diálogo entre o passado e o presente.
O projeto traz a idéia de que o Sul é o novo Norte em referência de arte, idealizando novos valores culturais sulistas, que trazem um conceito e pesquisas artísticas ligadas diretamente à governança ambiental, social e corporativa – ESG.
Para enriquecer ainda mais discussão, o simpósio contará com participação da Alessandra Almeida, Diretora Executiva do Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração; Luis Fernando Ávalos Giménez, Consul General do Paraguai em São Paulo e Presidente de GRULAC Grupo Latino-americano e do Caribe de Cônsules Generais em São Paulo; e Efrén Colombani, Executivo Público responsável pelo expediente da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias na Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
5ª NEO NORTE no Memorial da América Latina
Quinta-feira, dia 7 de novembro, das 18h às 21h.
Entrada Gratuita
Biblioteca Latino-Americana, Portões: 2 e 5
Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, próximo ao Terminal Barra Funda
Fonte: memorial.org.br