Home / Comunidade / Meio ambiente, Estresse e a Melhor resposta
meio-ambiente

Meio ambiente, Estresse e a Melhor resposta

De maneira geral as pessoas quando se deparam com alguma mudança no seu ambiente (família, trabalho, escolar, etc.) costumam sempre compará-la (mesmo que de forma não consciente) com experiências anteriores, a fim de avaliar se ela é causadora de estresse ou não.
Como as pessoas respondem ao estresse e o que acontece no corpo?
A fim de remover ou reduzir uma ameaça as pessoas devem se adaptar a um novo comportamento e avaliar quais são os seus recursos disponíveis para lidar com a situação. Uma pessoa otimista talvez interprete uma situação “X” como um desafio (mesmo que grande) e se emprenhará o máximo possível para lidar com esta situação. Emoções positivas promovem (ou ao menos mantém) o equilíbrio corporal (físico-químico) benéfico. Por outro lado uma pessoa pessimista pode encarar a mesma situação “X” como uma ameaça (fator de estresse) e até mesmo questionar sua própria confiança e capacidade de lidar, resolver ou superar a mesma situação. Emoções negativas sempre são conflitantes, mechem com o equilíbrio (físico-químico) da pessoa e pode tornar a vida dela mais pesada (ex.: cansaço físico e mental, flutuação do humor, estagnação, etc.). Também podem, até mesmo em alguns casos, ser fator indutor para uma depressão (dependendo da quantidade, tamanho ou importância da mudança).
Desta forma tanto as respostas positivas quanto as negativas são estressantes mas provocam diferentes respostas fisiológicas no corpo.
Como se forma a resposta ao Estresse?
Como já mencionado, caso seja identificado um fator estressante, acontece uma análise, segundo as etapas: — Verificam o grau de ameaça ou pseudo ameaças (imaginarias) — Levantam opções disponíveis — Analisam as opções disponíveis (interpretações cognitivas com base nas informações disponíveis) — Estimam o grau de esforço para a solução: reduzir, eliminar ou lidar com o fator estressante. Montam uma estratégia de resposta, física ou emocional, com foco no problema.
Onde começa o problema do Estresse? De certa forma é de aceitação geral de que a única constante no universo é a mudança, e por consequência problemas a serem resolvidos ou mitigados. Um ponto interessante é que por vezes, por não temos uma compreensão maior de nós mesmos e do que nos cerca, temos a tendência de valorizar demais certos acontecimentos ou opiniões alheias, fazendo com que sejam vistos, percebidos ou sentidos com o viés de uma lente de aumento, inflando em demasiado ou distorcendo a realidade dos fatos. Dentre os motivadores, podemos citar:
– Falta de compreensão, significado e importância real do evento – falta de capacidade de avaliar os recursos disponíveis (seus ou de terceiros) – falta de capacidade de alinhar características emocionais da estratégia de forma positiva e proativa. – miopia no foco
– Falta de autoconhecimento e/ou auto percepção de seus sentimentos.
Fonte: www.espacofuncional.com.br

Check Also

rodizio

Rodízio Municipal de Veículos ficará suspenso de 23 de dezembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, informa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *