Realizada anualmente, a campanha de Março Lilás promove a conscientização das mulheres com idades entre 24 e 64 anos sobre a prevenção do câncer de colo do útero, considerado o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, perdendo apenas para o de mama e o do colorretal. Além disso, é a quarta causa de morte entre as mulheres por câncer no Brasil.
Causada pelas infecções persistentes por alguns tipos do Papiloma Vírus Humano (HPV), a doença tem como principais sintomas sangramento vaginal, corrimento e dor.
Ela pode ser identificada pelo exame papanicolau, conhecido como preventivo, e tratada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de São Paulo, com grandes chances de cura para a maioria dos casos. Por isso, é fundamental realizar o exame regularmente para obter o diagnóstico precoce.
Além dos exames periódicos realizados na rede municipal de saúde, a imunização que oferece proteção contra o HPV desde a adolescência deve ser recomendada pelas equipes de saúde. Como a transmissão do HPV é predominantemente sexual, também é indicado sempre fazer uso de preservativos durante as relações sexuais, pois essa é a melhor forma de prevenir o contágio.
Vacinação contra o HPV
A capital oferece a administração da vacina tetravalente contra o HPV em meninas de 9 a 14 anos e em meninos de 11 a 14 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A aplicação precoce da vacina, antes do início da atividade sexual, é importante para evitar o contágio e diminuir o risco de desenvolvimento da doença.
Contudo, vale ressaltar que a vacina não abrange todos os sorotipos do HPV. Por isso, é fundamental seguir os cuidados recomendados para evitar o contágio, com a utilização de preservativos.
Os preservativos estão disponíveis para serem retirados gratuitamente em todas as unidades municipais de saúde da capital paulista, nos terminais de ônibus municipais, nas estações das Linhas 4 – Amarela e 5 – Lilás do Metrô, nas estações Jabaquara e Tucuruvi (Linha 1 – Azul), Consolação, Paraíso e Tamanduateí (Linha 2 – Verde), Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás e República (Linha 3 – Vermelha), Sapopemba e São Mateus (Linha 15 – Prata) além de quatro estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): Guaianases (Linha 11 – Coral), São Miguel Paulista, Engenheiro Goulart e Jardim Helena – Vila Mara (Linha 12 – Safira). Fonte: capital.sp.gov.br
Home / Saúde e Estética / Março Lilás destaca a importância do exame preventivo para detectar o câncer de colo do útero
Check Also
Equipes do Consultório na Rua atuam em todas as regiões da cidade
Além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para …