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Mais um trecho da pista expressa da Marginal Tietê recebe o serviço de recape

O Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária, realizado pela Prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (19), a execução de um novo trecho do serviço de recape. Na região da Subprefeitura Freguesia Brasilândia – Zona Norte da cidade, chega hoje na pista expressa da Marginal Tietê, situada especificamente na Avenida Otaviano Alves de Lima, no trecho compreendido entre a Ponte Freguesia do Ó e Ponte Piqueri. A área tem 28,9 mil m² e a previsão de término é em janeiro de 2023.
Entre os critérios considerados para a escolha destas vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.
O recape usa alta tecnologia, corrige os danos estruturais e recupera a via com material resistente à fadiga provocada pelo tempo e pelo tráfego intenso. Com isso, a Zona Norte tem 368,9 mil m² em 13 trechos já finalizados pelo recapeamento. São 19 trechos de vias e asfalto de qualidade europeia. Além disso, outras seis estão em execução, em mais de 28 mil m².
Vale ressaltar que, neste dia 19/12, o serviço começa também em ambos os sentidos da Avenida São Miguel, no trecho compreendido entre a Av. Dom Helder Câmara e a Avenida Amador Bueno da Veiga, em 24,4 mil m², com previsão de término em fevereiro de 2023.
Informações – A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), coordena o maior Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária da Cidade de São Paulo e, no momento, 32 trechos estão em andamento e três a iniciar, totalizando uma área de mais de 900 mil m² de recape. Somando as áreas já concluídas e as novas vias contratadas, o programa de recapeamento já ultrapassou a marca de 2,4 milhões de metros quadrados. Desde o dia 20 de junho, 46 trechos foram finalizados, correspondente a uma área de mais de 1,5 milhão de m². Importante ressaltar que, após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização.
O recapeamento em curso na cidade usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga. Fonte: capital.sp.gov.br

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