A Prefeitura de São Paulo inicia nesta segunda-feira (3) o recapeamento em mais quatro trechos da capital paulista. Eles ficam nas regiões administrativas das subprefeituras Vila Mariana, Ipiranga, Pirituba e Lapa. O mês de outubro começa com mais 179,2 mil metros quadrados de vias recebendo asfalto novo, dentro do maior programa de recapeamento da cidade.
Na Avenida Dr. Ricardo Jafet são dois trechos. O primeiro, entre a Rua Dom Bernardo Nogueira e a Rua Cel. Diogo, na região da Subprefeitura Vila Mariana, tem previsão de término de execução dos serviços em janeiro. É o maior trecho com cerca de 104 mil metros quadrados.
O segundo trecho, na mesma avenida, fica entre a rua Cel. Diogo e a Avenida Dom Pedro I, na região da Subprefeitura Ipiranga. São 13,4 mil metros quadrados, que devem ser concluídos até o final de novembro.
A região da Subprefeitura Pirituba recebe o recapeamento na Avenida Nelson Palmas Travassos. São mais de 15 mil metros quadrados de asfalto recuperado e expectativa de término de execução dos serviços até o final do mês que vem.
A outra ação do Programa de Recapeamento acontece na Avenida Embaixador Macedo Soares, pista local da Marginal Tietê, entre as Pontes Ulysses Guimarães e Freguesia do Ó, na região da Subprefeitura Lapa, com cerca de 47 mil metros quadrados e previsão de término também no final de novembro.
Contabilizadas todas as vias desde o início do recape, o serviço já chegou a mais de 1,5 milhão de metros quadrados em 100 dias. O programa de recapeamento, realizado pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), tem investimento de aproximadamente 1 bilhão de reais, uso de alta tecnologia no diagnóstico das condições das vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga.
Além disso, o programa definiu no edital a reciclagem de, pelo menos, metade do asfalto retirado das vias, tornando o recapeamento um paradigma de solução sustentável no Brasil e um dos mais amigáveis com o planeta.
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