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Mais 45,7 km de Faixa Azul

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 4 de junho, que irá entregar mais 45,7 km de Faixa Azul em oito vias até julho. Entre as vias que receberão a nova sinalização estão o Elevado João Goulart, no Centro, e as avenidas Aricanduva e Salim Farah Maluf, na Zona Leste. Com esses novos trechos, a cidade chegará a 168,66 km de Faixa Azul no fim de julho. A meta é ter 200 km da nova sinalização operando até o fim de 2024.
Em maio, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da CET, entregou 24,7 km de Faixa Azul, totalizando 122,9 km implantados. Com destaque para: Av. Gastão Vidigal (3 km entre Vd. Miguel Mofarrej e a Praça Apecatu);  Av. Braz Leme (6,2 km entre R. Domingos Fasaroli e a Pça. Heróis da FEB) e Av. Eliseu de Almeida (4,7 km entre a Av. Caxingui até a R. Tristão de Campos).
Neste mês de junho, quatro vias receberão a sinalização para motos, somando mais 22,84 km ao projeto. Entre elas, a Via Elevada João Goulart, que ganha 5,5 km de Faixa Azul entre o Largo Padre Péricles e a Praça Roosevelt, em ambos os sentidos. Assim, a cidade chegará a 145,74 km de Faixa Azul no fim do mês.
Já no fim de julho, estarão concluídos mais quatro trechos, que somam mais 22,92 km. Entre eles, a Av. Inajar de Souza, com 6,92 km, entre a Av. Nossa Senhora do Ó e a R. Edmundo Krug, ambos sentidos. Com esses novos trechos, a cidade totalizará 168,66 km de Faixa Azul no fim de julho.
Histórico: o projeto-piloto da Faixa Azul foi criado por profissionais da CET, das áreas de Segurança Viária, Sinalização, Planejamento e Projetos e Operacional.  Inspirado em experiências anteriores e também internacionais. O objetivo foi reorganizar o espaço viário proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.
A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros “humanos” dos diferentes usuários do viário possam ocasionar em ferimentos graves ou mortes.  Fonte: capital.sp.gov.br

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