A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), ligada ao Ministério dos Transportes, autorizou nesta quinta-feira, 28 de setembro, a instalação da faixa azul para motocicletas em mais 10 avenidas da capital. O evento contou com a presença do Prefeito Ricardo Nunes e do Ministro dos Transportes Renan Filho, ambos do MDB. Além disso, o órgão federal decidiu renovar a autorização para faixas em quatro vias onde elas ainda não foram implementadas.
Sem previsão no Código Nacional de Trânsito e atualmente em testes, a faixa azul é uma das vitrines da gestão do prefeito, por conta da redução no número de mortes de motociclistas nas vias onde foi implementada. A meta é ampliá-las em 200 quilômetros; hoje, há cerca de 14,5 quilômetros de faixa azul implementados.
Se a gestão municipal entregar tudo que foi autorizado, o número de avenidas com a sinalização experimental passará de 2 para 16. Para isso, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) deve cumprir algumas exigências da secretaria nacional. A primeira delas é uma largura mínima das faixas.
O órgão federal exigiu que em vias com limite de velocidade de 50 km/h a faixa tenha no mínimo 1,10 metro de largura. No caso das vias com limite de 60 km/h, a exigência é que a largura seja de ao menos 1,20 metro; a companhia municipal havia enviado projetos com metragens menores, segundo a Senatran.
Além disso, a CET deverá enviar a cada trimestre um relatório detalhado sobre o uso dessas vias, além de informar a quantidade de acidentes, feridos e mortos por mês, antes e depois da instalação da faixas. A secretaria nacional também exige informes sobre o volume médio de veículos nas vias (por categoria de veículo), a velocidade operacional em cada faixa dos trechos com a nova sinalização e um relatório detalhado sobre o comportamento do tráfego em faixas com larguras diferentes.
Trechos já instalados: Av. 23 de Maio, Av. dos Bandeirantes
Trechos com autorização renovada: Avenidas 23 de Maio, Santos Dumont, Tiradentes , Prestes Maia e Av. Rubem Berta
Trechos com novas autorizações: Avenidas Sumaré, Paulo VI, das Nações Unidas (parte), Brigadeiro Faria Lima, Zaki Narchi, Luiz Dumont Villares, Miguel Yunes, do Estado, Jacu-Pêssego (Nova Trabalhadores) e Vice-Presidente José Alencar Gomes da Silva.
Check Also
USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio
Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …