Entre idas e vindas, desde 2008 sofrendo com problemas e atrasos, desta vez uma cratera se abriu nesta terça-feira, dia 1º, durante obras de escavação sob a Marginal e o Rio Tietê, no sentido rodovia Ayrton Senna, entre as Pontes do Piqueri e Freguesia do Ó, nesta que seria a Estação Santa Marina, provocando enormes transtornos para o trânsito da capital e gerando dúvidas sobre possíveis impactos no andamento da expansão da Linha 6–Laranja do Metrô, prometida desde 2008 e agora prevista para 2025, ou mais.
O governo estadual de São Paulo já criou um comitê para investigar a causa do incidente e avaliar soluções técnicas para a realização de obras de drenagem. Desde que foi aberta, por volta das 9h da manhã, a cratera aumentou progressivamente até ocupar três faixas da pista interna da Marginal Tietê.
Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, a causa do desabamento foi o rompimento de uma galeria de esgoto no sentido transversal a uma obra da Linha 6-Laranja do Metrô. E apesar de não ter havido um choque direto entre o tatuzão e a rede de esgoto, especialistas levantam a hipótese de que a máquina possa ser responsável pelo incidente de forma indireta. A trepidação causada pela tuneladora é uma das possíveis causas do rompimento da rede de esgoto. Outro possível motivo apontado é a perda de sustentação da rede de esgoto com a retirada de terra embaixo dos canos – o tatuzão passa cerca de 3 metros abaixo da tubulação. Porém, segundo um dos engenheiros consultados, o tatuzão deveria passar a mais de 20 metros de distância da galeria (e não 3 metros como ocorreu). Outra opção seria a concessionária Acciona, responsável pela obra, ter protegido o entorno da tubulação por escoramento ou injeção de concreto.
A pista local da Marginal Tietê, colada à obra, está interditada e já perdeu três faixas para a cratera. A pista central está interditada na altura do desabamento. A pista expressa, mais à esquerda, está funcionando normalmente. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda que motoristas evitem a região. O governo ainda não tem uma previsão de quando conseguirá reerguer as vias da pista interna da Marginal Tietê e continuar com as obras.
Ainda na noite de terça, era feito um trabalho de drenagem e de concretagem de parte da cratera, para evitar que o líquido do esgoto continuasse solapando a estrutura. Quando a estrutura for estabilizada, é possível que a pista central da Marginal Tietê seja liberada para o tráfego.
Vale frisar que, o desabamento ocorreu nas proximidades de onde ficará a futura estação Santa Marina, da Linha 6-Laranja, prometida pelo governo estadual desde 2008. Após uma série de problemas com as concessionárias antigas, a PPP (parceria público-privada) foi firmada entre o Governo do Estado de São Paulo e a empresa Acciona em outubro de 2020. A previsão do governo é que a linha esteja completamente entregue em 2025.
Ainda sobre a Linha 6-Laranja do Metrô, ela terá no total 15 km de extensão e 15 estações, tendo como objetivo conectar o centro da capital à Brasilândia, na zona norte, sendo, atualmente, o maior projeto de infraestrutura da América Latina. A linha foi apelidada de Linha das Universidades, já que vai interligar regiões próximas às principais faculdades de São Paulo, como UNIP, PUC, Mackenzie, FMU e FAAP, além de atender a um fluxo previsto de mais de 600 mil pessoas por dia.
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