James Joyce foi um romancista, contista e poeta irlandês, considerado um dos autores de maior relevância no século 20. Ele foi um dos primeiros modernistas de língua inglesa, destacando-se pelos romances Ulysses e Finnegans Wake. A Casa das Rosas convidou Caetano Galindo, um dos grandes tradutores do autor e especialista nos estudos do escritor no Brasil, para ministrar a palestra gratuita Panaroma de James Joyce, no dia 9 de maio, quarta-feira, das 19h às 21h. Para participar basta fazer inscrição pelo site ou na recepção do museu, que integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
A proposta da palestra é expor os desafios envolvidos na tarefa de tradução da obra “joyceana”, da qual Haroldo de Campos, patrono do museu, foi um grande divulgador. O poeta concretista foi um dos primeiros tradutores de Finnegans Wake no Brasil, sendo até hoje uma grande referência para os estudiosos e amantes de Joyce. O evento faz parte do projeto Páginas Abertas, uma série de encontros que abordam livros de autores que foram fundamentais na construção da obra de Haroldo.
Caetano Galindo é ensaísta, tradutor e professor de Linguística Românica. Ele é responsável pela mais recente tradução de Ulysses, de Joyce, que foi publicada em 2012 e venceu o Prêmio Jabuti. Doutor em Linguística, também traduziu para o português do Brasil obras de autores como Thomas Pynchon, David Foster Wallace e Charles Darwin. Em 2013, publicou Ensaio sobre o entendimento humano, seu primeiro livro de contos.
Panaroma de James Joyce
Quarta-feira, 9/5 – das 19h às 21h
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: 3285-6986 e 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
www.casadasrosas.org.br