Home / Comunidade / Instituto do Câncer de SP promove corrida em prol da saúde

Instituto do Câncer de SP promove corrida em prol da saúde

Pela 4º vez consecutiva, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo promove a corrida e caminhada pela saúde “Icesp Run”. O evento, que acontece no próximo dia 20 de maio e já está com inscrições abertas, ressalta a importância da prática de atividades físicas regulares como medida de prevenção ao câncer.

A partir das 7h da manhã, a prova segue com os percursos de 5k e 10k para corrida e 5k para caminhada. A ideia é reunir mais de três mil “atletas” a fim de contemplar todos os públicos, desde os mais experientes até os que estão começando e fazem questão de participar.

A criançada também não ficará de fora da ação. Pensando em reforçar a necessidade de manter os cuidados com a saúde desde a infância, as crianças, entre 4 e 13 anos, também poderão correr em disputas especiais, valendo troféu e medalhas.

Os interessados na corrida poderão realizar as inscrições online pelo site www.corridaicesprun.org.br e escolher duas opções de kits: o fit e o premium. Toda verba arrecadada será integralmente revertida para a promoção de projetos de assistência, pesquisa e humanização dentro do Icesp.

Neste ano, a prova também celebra os 10 anos de existência do Instituto. A unidade, vinculada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e ligada à Secretaria de Estado da Saúde, é hoje um dos maiores centros oncológicos da América Latina com cerca de 50 mil pacientes ativos. Através da corrida, dessa forma, é necessário incentivar a adoção de hábitos saudáveis e de uma vida menos sedentária.

“Os exercícios físicos podem combater a obesidade e auxiliam no equilíbrio hormonal, dois fatores de risco para o desenvolvimento de câncer, além de serem importantes na recuperação e reabilitação dos pacientes oncológicos, por assumirem um impacto positivo sobre corpo e mente”, comenta o oncologista e diretor geral da unidade, Paulo Hoff.

 

Câncer e obesidade

O acúmulo de gordura e casos de câncer no Brasil foram temas recentes de uma pesquisa realizada na Harvard University, nos Estados Unidos. Amparado pela Fapesp, o estudo analisou que pelo menos 15 mil casos da doença no país poderiam ser evitados com a redução de peso e da obesidade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela está associada ao aumento de risco de 14 tipos de câncer. A estimativa, dessa forma, é que o número de casos cresça cada vez mais.

“O problema é que vem ocorrendo um aumento de excesso de peso no Brasil e, com isso, os casos de câncer atribuíveis a essas duas condições também devem crescer. Fora isso, espera-se que haja um aumento nos casos de câncer como um todo, pois a população do país vai aumentar e envelhecer”, explica o doutorando na Faculdade de Medicina da USP, Leandro Rezende.

Segundo ele, além de atividades físicas, é necessário que a população adote hábitos diários mais saudáveis, sobretudo, com a alimentação. Evitar comidas ultraprocessadas, por exemplo, pode diminuir o impacto da relação do câncer com a obesidade.

Check Also

rodizio

Rodízio Municipal de Veículos ficará suspenso de 23 de dezembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, informa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *