A memorável noite que aconteceu no auditório da Associação Paulista de Supermercados (Apas), na segunda-feira, 6 de maio, contou com a presença de aproximadamente 350 convidados, sendo prestigiada por muitas autoridades, dentre elas as que compuseram a mesa, como o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia; o vereador Eliseu Gabriel; o comandante do CPA/M-5, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires; o presidente da ABEPD, Dr. Clóvis Ferreira de Araújo; o promotor de justiça, professor doutor Fauzi Hassan Choukr; o diretor do Deinter de São José do Rio Preto e delegado de polícia, José Luiz Ramos Cavalcanti; o delegado de polícia do Departamento de Homicídios, Waldomiro Pompiani Milanesi; o controlador regional de Sorocaba, Carlos Alberto de Lima Rocco Jr; além de Péricles Garcia Valvassori, do Jornal & Revista Nosso Bairro.
Homenagens: o presidente da ABEPD, Dr. Clóvis Ferreira de Araújo destacou o trabalho da instituição e a necessidade de se ajustar a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), para que empresas não sejam prejudicadas, não obstante lembrar da importância da legislação. Aproveitou a oportunidade para condecorar com troféus as seguintes autoridades: o vereador Eliseu Gabriel, defensor da causa na Câmara Municipal; o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, que muito têm contribuído para que a LGPD seja cumprida de forma profícua; e o comandante do CPA/ M-5 Cel PM Marco Antonio Pimentel Pires.
Em nome de todos os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, Eliseu Gabriel também rendeu voto de júbilo e congratulações, com placas em homenagem ao Jornal e Revista Nosso Bairro, na pessoa de Péricles Garcia Valvassori; ao presidente do TJSP, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia; ao comandante do CPA/ M-5 coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires; e ao presidente da ABEPD, Dr. Clóvis Ferreira de Araújo.
E tal escolha dos homenageados, pela Lapa e região, recebeu o crivo do homenageador, vereador Eliseu Gabriel, que fez questão de entregar, uma por uma, as 21 homenagens conferidas. Parabéns a todos os envolvidos!
1. COLÉGIO E FACULDADES CAMPOS SALLES: fundado em 2 de fevereiro de 1924 pelo saudoso professor Augusto Guzzo; portanto, centenário, é o mais longevo dos homenageados e foi representado pelo professor Roberto Alonso.
2. 96ª SUBSEÇÃO LAPA DA OAB/SP: completará 43 anos de muitas lutas, conquistas e histórias. Sendo representada por seus diretores Dr. Manoel Martins Gonzales – presidente; Dr. Wagner Luiz Dias – vice-presidente; Dra. Adriana Carla Gomes – secretária- geral; Dra. Sabrina Cardoso Alves – secretária-adjunta e Dra. Ana Lucia Pacheco Augusto.
3. DRA. LUIZA NAGIB ELUF: procuradora de Justiça aposentada do Ministério Público de SP, autora de sete livros, dentre os quais o best-seller “A paixão no banco dos réus” e ex-subprefeita da Lapa.
4. MERCADO DA LAPA: prestes a completar 70 anos de sua fundação em 24 de agosto de 1954; representado no ato pela presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado da Lapa (Acomel), Daniele Agostine, pela diretora financeira Jeanete Jorge Lange, e pelo administrador do Mercado, Antônio Teixeira.
5. EMPÓRIO QUATRO ESTRELAS: fundado em pleno Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 1992, ou seja, 32 anos de tradição. Suas 4 estrelas são: Isabel Gomes Marcos (in memorian), dona Idalina do Carmo Coelho de 91 anos e sua filha Idalina da Conceição Coelho e neta Bruna de Castro Villar.
6. ÓTICA DA LAPA: fundada em 1961 pelo saudoso Irineu Egute, a Ótica da Lapa, hoje com 63 anos de história, é dirigida pela filha Carla Egute e foi ela quem recebeu a justa homenagem.
7. CENTRO ESPORTIVO PELEZÃO: fundado em novembro de 1969, sempre foi a maior referência de esporte e lazer da região e, desde 2021, tem como gestora Thaís Tomazelli Remedi.
8. FACULDADE FLAMINGO: atuando há mais de 60 anos na importante missão de educar e formar cidadãos; fundada pelo professor Francisco Assis de Carvalho Pinto, da frase marcante “A educação é um legado que se estende a gerações”, nesta oportunidade teve como representantes sua filha e diretora-geral e acadêmica, Erica Ardito e a vice-diretora Lucimar Regina Santana Rodrigues.
9. PADARIA NOVA DEÔLA: fundada em 1996, na Pompeia, a Padaria Nova Deôla – Lapa acaba de completar 25 anos. E coube ao neto da Dona Deôla, André Mirandez, receber a homenagem.
10. ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO – DISTRITAL OESTE: referência em parcerias com os comerciantes da região, tem como seu diretor-superintendente, Mario Pietro Martinelli, desde 2019 e foi ele quem representou a entidade.
11. CENTRO ESPÍRITA VICENTE RODRIGUES VIEIRA: fundado em 25 de maio de 1942, é um dos grandes ícones de caridade da região, representado pela presidente Ilza Celeste Santanna de Castro e Jaime Pereira de Castro, da Turma do Trem de Natal da Vila Ipojuca.
12. HOSPITAL ALBERT SABIN: na Lapa desde 1970, ou seja há 54 anos, em uma área das mais sensíveis, que é a saúde. Ao longo desse tempo, ganhou respeito, relevância e hoje reconhecido pela excelência no atendimento. Foi representado pela Dra. Camila Gattozzi Henriques Alves e pelos Drs. Eduardo da Costa Forzi e Renan Silva.
13. RUBENS ALVES PINHEIRO FILHO: conselheiro gestor do Hospital Sorocabana e do Pronto-Socorro da Lapa, conselheiro da UBS Vila Romana, conselheiro municipal e estadual de Saúde e coordenador da Comissão de Políticas Públicas do Estado.
14. FAMIGLIA LUCCO: inaugurada em 1982 e, atualmente, sob a gestão de Fábio Lucco e sua esposa Milene Valente, a pizzaria mantém há mais de 42 anos a tradição da pizza paulistana.
15. GRUPO DIPECAR: está na Lapa há 45 anos e hoje possui 10 lojas, entre carros e motos na região oeste da Capital. Representado no ato pelo sócio-proprietário Abílio Tastaldi.
16. WALTER RIVETTI: uma das famílias mais tradicionais e um dos empresários mais conhecidos da Lapa, atuante líder comunitário, pertencendo a várias instituições da região, foi representado pelo seu filho Rinaldo Rivetti Neto.
17. ESPORTE CLUBE DOMINGOS SÁVIO: fundado em março de 1954, no Alto da Lapa, completou 70 anos. Muitos já não moram na região, espalharam-se para outros bairros, cidades e estados, mas estão sempre reunidos, em nome da instituição.
18. SERVA: a Sociedade Esportiva e Recreativa de Vila Anastácio foi criada em agosto de 1959 e de lá pra cá só evolui e melhora, inclusive tendo sua sede própria; e quem a representou foi o presidente do Conselho Patrimonial, Marco Antônio Campagni.
19.CLUBE ATLÉTICO VILA IDA – 100 QUERER: fundado em outubro de 1973, portanto acabou de comemorar bodas de ouro. É outro tradicional time da região, que tem por característica jogar fora de casa, um indigesto visitante e uma resenha pós-jogo de dar inveja a qualquer um. Aliás, prova disso foram os vários representantes do 100 Querer no evento.
20. TREM DA ALEGRIA: fundado em 1º de maio de 1979, o Grêmio Recreativo Esportivo Trem da Alegria, acaba de completar 45 anos. Formada por amigos lapeanos das décadas de 1960/70, logo virou uma referência no futebol soçaite, que ainda todas as tardes de sábados, reúne amigos de décadas para bater sua bola, hoje no CDM Mauro Bezerra, na Lapa de Baixo.
21. AMIGOS DO NOSSO BAIRRO: fundado 1º de abril de 2012 por amigos do Alto da Lapa, BNH Alto dos Pinheiros e Vila Ida, portanto o caçula dos times homenageados, com “apenas” 12 anos de atividade, seu slogan sugestivo já diz muito: “Futebol de Segunda, Amizade de Primeira”.
Home / Comunidade / Homenagem às instituições e personalidades que ajudaram a construir a história da Lapa e região, realizada no auditório da Associação Paulista de Supermercados (APAS), pelo Jornal & Revista Nosso Bairro e o vereador Eliseu Gabriel, junto ao I Evento Anual da Associação Brasileira de Empresas para Proteção de Dados (ABEPD).
Tags Homenagem às instituições e personalidades que ajudaram a construir a história da Lapa e região junto ao I Evento Anual da Associação Brasileira de Empresas para Proteção de Dados (ABEPD). pelo Jornal & Revista Nosso Bairro e o vereador Eliseu Gabriel realizada no auditório da Associação Paulista de Supermercados (APAS)
Check Also
A CEIA DE NATAL
O Senhor Venceslau e Dona Olga, cristãos de carteirinha, mantiveram por décadas a tradição de …