Nesta terça-feira, 5 março, finalmente o prefeito Ricardo Nunes, deu início ao uso de novos drones para eliminar focos do mosquito da dengue com larvicida, acompanhando a primeira ação, que começou pelo bairro da Água da Branca. Os cinco equipamentos estavam em teste desde fevereiro e agora são incorporados às ações realizadas em cada região da cidade. Eles se somam aos 26 drones já utilizados pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) para o monitoramento de imóveis e terrenos com possíveis focos do mosquito da dengue, que os agentes de saúde não conseguem acessar, como telhados de casas, lajes, galpões e outros pontos com acúmulo de objetos em terrenos baldios.
Os equipamentos estarão à disposição em cada uma das cinco Coordenadorias Regionais de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A operação será realizada por uma empresa especializada em conjunto com os agentes de vigilância em saúde da cidade.
Como funciona? Os aparelhos trazem uma novidade em relação às versões anteriores (que serviam para monitoramento), com o disparo de larvicida. Essa tecnologia, mais forte e robusta, é utilizada na agricultura e é eficaz para o atendimento em locais que os agentes de saúde não conseguem acessar.
O larvicida utilizado é o “BTI”, recomendado pelo Ministério da Saúde e já utilizado em outras ações de rotina da vigilância na cidade.
Ações: A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue monitorando o cenário epidemiológico em toda a cidade e as unidades de saúde municipais, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos-socorros (PS), estão devidamente preparadas para prestar atendimento a casos suspeitos ou confirmados de dengue e outras arboviroses. Todos os hospitais municipais estão aptos a receber pacientes com dengue que necessitarem de internação. Inclusive, se necessário, a rede tem capacidade para a reorganização dos leitos hospitalares.
Check Also
A CEIA DE NATAL
O Senhor Venceslau e Dona Olga, cristãos de carteirinha, mantiveram por décadas a tradição de …