Foi inaugurada dia 5 de outubro, a 38º edição do “Panorama da Arte Brasileira: Mil graus”. A mostra gratuita, que fica em cartaz até janeiro de 2025, apresenta 34 artistas de 16 estados brasileiros. Em função da reforma da marquise do Parque Ibirapuera, a mostra será exibida no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP).
Com curadoria de Germano Dushá e Thiago de Paula Souza, o nome da edição, “Mil graus”, evoca a ideia de um “calor-limite”, onde tudo se transforma, fazendo referência às condições climáticas e metafísicas intensas que desafiam e conduzem a processos inevitáveis de transmutação.
A proposta é elaborar criticamente a realidade atual do Brasil sob a questão das mudanças climáticas. O projeto busca traçar um horizonte multidimensional da produção artística contemporânea brasileira, estabelecendo pontos de contato e contraste entre diversas pesquisas e práticas que, em comum, compartilham uma alta intensidade energética.
O corpo formado por 34 artistas e coletivos apresenta obras que abordam questões ecológicas, históricas, sociopolíticas, tecnológicas e espirituais, e utilizam tanto tecnologia avançada quanto materiais orgânicos, como o barro.
Exposição 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus no MAC-USP
Até 26 de janeito/25. De terça a domingo, das 10h às 21h. Grátis!
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana.
Tags MAC-USP
Check Also
Abertas as inscrições para o ICMT Summer Camp 2025
Estão abertas as inscrições para o ICMT Summer Camp 2025, um curso imersivo e gratuito …