A paixão e a sensualidade do Tango darão o tom da noite neste sábado, 22 de junho com o espetáculo “Uma noite de Tango – Tributo a Carlos Gardel”. Idealizado pela Companhia Tango & Paixão, contará a história e evolução do ritmo portenho por meio da dança e das canções imortalizadas pela inesquecível voz do cantor Carlos Gardel, como Mi Buenos Aires querido, Por Una Cabeza, Volver, La Cumparsita e El dia que me quieras.
Com direção geral de Nelson Lima e artística de Márcia Mello, o espetáculo contará com oito casais de bailarinos profissionais no palco e um cantor argentino.
A apresentação terá duração de 90 minutos e vai narrar histórias de amores, sonhos, prazeres, dores e desencontros, tendo como contraponto o bailado sensual e cadenciado dos casais.
O Tango e Carlos Gardel: o cantor Carlos Gardel sempre será o maior expoente da história do Tango, foi ele quem retirou essa dança da clandestinidade e a eternizou em todo o mundo. O Tango originou-se no final do século XIX nas margens do Rio da Prata, em Buenos Aires, na Argentina, e em Montevidéu, no Uruguai. Antes de Gardel, a dança era comum entre a população suburbana e manifestava-se, principalmente, em casas de prostituição, bares e cafés. Só a partir de 1910, o Tango passou a ser aceito pela burguesia e a partir de então, ganhou os salões da sociedade portenha. Uruguaio ou Francês, ninguém sabe ao certo a origem de Gardel, mas o cantor gostava de afirmar que “nasceu aos 2 anos e meio em Buenos Aires”. E foi lá que viveu até morrer em um acidente aéreo em 1935 em Medellín, na Colômbia. Graças às composições imortalizadas por Gardel, em 2009, o Tango foi elevado à categoria de Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Uma Noite de Tango – Tributo a Carlos Gardel
Sábado, 22 de junho, às 21h, no Auditório Simón Bolívar
Av. Mário de Andrade,664 – Portão 12 – Barra Funda
Ingressos gratuitos mediante retirada prévia pelo Sympla (sujeito a lotação): https://www.sympla.com.br/evento/uma-noite-de-tango-homengem-a-carlos-gardel/2494464
Fonte: memorial.org.br