O CEI Casa da Infância do Menino Jesus, localizado no Jardim Ester Yolanda (rua Abílio Barbosa Lima, 52), próximo ao Rio Pequeno, é um dos 280 Centros de Educação Infantil (CEIs) que apoiam e incentivam o aleitamento materno na cidade de São Paulo. A unidade possui o selo CEI Amigo do Peito, uma iniciativa educativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE).
Todo ano, a SME reconhece escolas que possuem ações que promovem o aleitamento materno das crianças matriculadas, seja por meio de espaços específicos para amamentação ou por meio do recebimento de leite materno congelado para oferta às crianças durante o período de permanência na unidade. Em 2019, foram entregues 280 selos. No ano anterior, foram 93. Em 2020, a campanha não foi realizada por conta da pandemia.
Manoela Soares Cruz, diretora do CEI Casa da Infância do Menino Jesus, explica que assim que a família chega para fazer o cadastro na unidade, as mães são incentivadas a manter o aleitamento.“Esta é uma preocupação de parte das mães, antigamente havia essa visão de que era necessário ter de desmamar para a criança entrar na escola. Aqui, as lactaristas têm o preparo para receber o leite congelado, bem como o processo de descongelamento e oferta, também há opção de a mãe vir no horário que quiser. A creche está sempre de portas abertas”, afirma.
Hoje, a unidade atende 277 crianças, de 0 a 3 anos. A diretora que também amamenta seu filho de 2 anos, aluno do CEI, conta que a escola possui um espaço dedicado à amamentação, entretanto, a mãe pode optar em fazê-lo em qualquer lugar da escola. “O ato de amamentar é nutritivo e há ainda a questão do vínculo afetivo. Estabelecemos essa parceria com as mães, que validam essa importância. Temos esse olhar aguçado”, destaca Manoela.
Durante a pandemia, com o atendimento reduzido de alunos, muitas atividades foram realizadas de forma on-line, entre elas diversas lives sobre os benefícios do aleitamento materno.
Ações de aleitamento materno no CEI – Na Unidade Educacional, o acolhimento é um dos processos fundamentais entre as crianças, famílias e educadores. As ações demonstram a preocupação e a intenção de proporcionar às mães e aos bebês a continuidade do vínculo através dos momentos do aleitamento. Além disso, há formação com a equipe, diálogo com as famílias após a matrícula sobre amamentação, que é realizado pelas Auxiliares de Enfermagem, Nutricionista e Coordenadora Pedagógica.
Para a amamentação no CEI, as famílias são orientadas a usarem os espaços que se sentirem à vontade para esse momento tão importante, algumas preferem ficar em um espaço mais reservado como o cantinho da amamentação, outras preferem ficar na sala. A escolha do espaço é a mãe quem faz.
A escola também recebe, armazena e oferece leite materno congelado enviado pelas mães. Os processos são realizados de acordo com as orientações estabelecidas pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE).
CEI Amigo do Peito – Para ser reconhecido com o Selo CEI Amigo do Peito, é necessário desenvolver ações de promoção ao aleitamento materno organizadas em três eixos que consideram os ambientes educativos e todos os atores envolvidos, como família, equipe e ambiente escolar. Serão consideradas aptas a receberem o selo as unidades que afirmarem realizar no mínimo 50% das ações propostas em cada eixo. O selo possui renovação anual. Fonte: capital.sp.gov.br
Home / Saúde e Estética / Escolas municipais de São Paulo contam com espaço para amamentação e recebimento de leite
Check Also
Equipes do Consultório na Rua atuam em todas as regiões da cidade
Além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para …