Home / Comunidade / Elas dizem não à violência contra a mulher
violencia

Elas dizem não à violência contra a mulher

Necessário para combater a Covid-19, o isolamento social, infelizmente, também tem sido marcado pelo aumento do número de denúncias de violência contra as mulheres. Somente em 2020, foram feitas 105.821 denúncias pelo Ligue 180 e Disque 100.
Mas, além dos números oficiais, há mulheres que têm trabalhado para dizer não a este ciclo de violência.  É o “Elas por Elas”. Por meio do WhatsApp, foi criado um grupo para receber denúncias (https://bit.ly/3zEo5ly), principalmente de mulheres da periferia que têm sofrido violência doméstica. “Elas são amparadas por uma equipe que conta com profissionais da Polícia Militar, da saúde, assistente social, psicóloga, entre outros, para ter o apoio emocional tão importante neste momento”, diz a idealizadora do “Elas por Elas”, Laine Daniel.
A violência contra as mulheres, entretanto, é um processo doloroso e vai muito além da denúncia, que funciona como um primeiro e importante passo para dar fim a este ciclo. “Nós a ouvimos, analisamos a denúncia, encaminhamos para os órgãos competentes”, afirma Laine.
Tudo certo e resolvido? Não necessariamente. Tem sido um grande desafio convencer parte das mulheres a deixar seus agressores, por conta de fatores externos, como dependência financeira do marido, por não ter onde morar, por amar o agressor e por aí vai.
Outro problema, segundo Laine, é que muitas vezes essas mulheres não têm o estímulo do próprio Estado para seguir em frente com a denúncia. Entretanto, ela reconhece que tem havido avanços. Em nível estadual, neste ano entrou em vigor a Lei – PM Patrulha Maria da Penha, que tem permitido a capacitação de policiais militares para o atendimento de casos de violência doméstica, estando eles aptos a acionar a rede de proteção local. “Um trabalho sério evita um cenário de meninas futuras vítimas e meninos futuros agressores”, declara Laine.

Check Also

usp

USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio

Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *