Home / Especial / Eis que chega a tão aguardada votação no 2º turno
capa

Eis que chega a tão aguardada votação no 2º turno

Neste domingo, dia 30, estarão em disputa os dois cargos ao executivo mais importante do Brasil, governadores e presidente da República.
O processo de votação será o mesmo do 1º turno, ou seja, os(as) eleitores(as) devem comparecer ao mesmo local de votação das 8h às 17h, levando um documento de identificação com foto. Esse documento pode ser a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a habilitação, o passaporte, entre outros. O e-Título, aplicativo que contém a versão digital do título de eleitor, também é aceito desde que contenha foto, o que ocorre nos casos em que a pessoa fez a coleta dos dados biométricos na Justiça Eleitoral.
A identificação permanecerá híbrida, ou seja, as pessoas que coletaram a biometria serão reconhecidas pelas digitais após a apresentação do documento, sendo dispensada a assinatura no caderno de votação. Já aquelas que não possuem a biometria serão identificadas apenas pelo documento com foto e assinarão o caderno de votação. No 1º turno, cerca de 90% dos eleitores de São Paulo cuja biometria havia sido fornecida à Justiça Eleitoral pelo Denatran, conseguiram votar usando a impressão digital. Aqueles que não compareceram para votar ou que não conseguiram validar a biometria no 1º turno, terão a oportunidade de confirmar os dados biométricos no 2º turno.
É muito importante que todos compareçam ao local de votação com os números anotados, de modo que o exercício do voto aconteça de forma ágil e segura. Isso contribuirá para que o processo transcorra dentro da normalidade em cada seção eleitoral. Antes de escolher seus candidatos, é imprescindível obter informações sobre os concorrentes, quais são as suas propostas, principalmente o seu passado, se o discurso condiz com a respectiva história, ou seja, conferir elementos que contribuirão para um voto consciente e responsável, que farão toda diferença.
A expectativa é que a votação seja mais rápida neste 2º turno, considerando que são apenas dois cargos em disputa. Também contribui o fato de dos(as) eleitores(as) já conhecerem sua seção eleitoral e os mesários estarem repetindo o processo feito no 1º turno.
Mais de 34 milhões de eleitores(as) estão aptos a votar em São Paulo, distribuídos em 10.769 locais de votação. Esse número representa pouco mais de 22% do eleitorado nacional. Serão utilizadas 101.073 urnas eletrônicas, cada seção eleitoral correspondendo a uma urna. Os eleitores do estado que deixaram de votar no 1º turno foram 7,5 milhões, o que equivale a 21,61% de abstenção, percentual próximo da média, porém muito alto ainda. Portanto, mesmo quem não votou no 1º turno, pode e deve votar no 2º turno!
No momento da votação, o sigilo do voto deve ser garantido para que todos(as) exerçam o seu direito livremente. Por isso, é proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico dentro da cabina de votação. O registro visual do voto poderia expor eleitores(as) à captação ilícita de sufrágio, isto é, à compra de votos, que é um crime eleitoral. A norma também pretende evitar a realização de vídeos maliciosos sobre o processo eleitoral e posterior publicação nas redes sociais. Do mais, por um estado de São Paulo ainda mais forte, melhor e nos trilhos… e por um Brasil melhor ainda, pelo bem de todos. Bom voto!

Check Also

especial

Domingo é dia de decisão em 2º turno para a Prefeitura de São Paulo

O novo prefeito da cidade de São Paulo será definido apenas em 2º turno, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *