O dia 6 de abril, Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, a Prefeitura de São Paulo enfatiza a presença de profissionais de educação física nas equipes de diversos equipamentos de saúde.
Juntamente com outros colaboradores da equipe multidisciplinar, cabe aos educadores físicos implementar uma série de atividades para incentivar a população a adotar hábitos de vida mais saudáveis
Atualmente, a rede conta com 235 educadores físicos distribuídos em equipamentos diversos, como UBSs, Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades Unidade de Referência à Saúde do Idoso (Ursi). Eles atuam em programas como o Academia da Saúde, em grupos voltados a atividades físicas e também focados em outras questões, mas que usam práticas físicas em sua abordagem.
Em conjunto com outros profissionais que atuam em diversas frentes, como fisioterapeuta, na reabilitação de pacientes; com o terapeuta ocupacional, no tratamento de dificuldades físicas e/ou psicossociais; com o nutricionista, ajuda a complementar a abordagem nutricional com atividades físicas; com o agente comunitário de saúde (ACS), por meio de orientações durante as visitas domiciliares.
Atividade física: quanto mais cedo a atividade física é incentivada e se torna um hábito de vida, maiores os benefícios para a saúde, como controle do peso, diminuição da chance de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, diminuição da chance de desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes (alto nível de açúcar no sangue), hipertensão e doenças do coração, além da melhora da disposição e promoção da interação social.
A SMS oferece diversas opções de atividades físicas, como:
Academia da Saúde, que tem objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população. Atualmente, são disponibilizados 18 Polos Similares da Academia da Saúde. Saiba mais clicando aqui https://bit.ly/42iMf4B.
Pics: as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) são atividades de atenção à saúde baseadas na história e tradição de diferentes povos e culturas, utilizando-as na promoção, prevenção e na recuperação da saúde, considerando a pessoa em todas as suas dimensões. Entre as modalidades, oferecidas em vários equipamentos, como UBSs, Ceccos, Caps e Ursis, estão ioga, tai chi pai lin, dança circular, capoeira e Lian Gong. Saiba mais clicando aqui https://bit.ly/4cvJcek.
Sampa Saúde em Movimento: pensando em tornar as atividades físicas em espaços públicos da capital mais acessíveis, a SMS, juntamente com as secretarias de Esportes e Lazer (SEME) e do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) desenvolveram o programa Sampa Saúde em Movimento, iniciativa que envolve orientação nutricional e prática de atividades físicas gratuitas em 11 parques da cidade. Em um ano, o projeto registrou 9.376 cadastros. Saiba mais clicando aqui https://bit.ly/3XTkoGW.
Atividades físicas nos CEUs: os Centros Educacionais Unificados (CEUs) foram construídos com o objetivo de promover uma educação à população de maneira integral, democrática, emancipatória, humanizadora e com qualidade social, unindo educação, cultura, esporte, lazer e recreação. Com um horário ampliado, também são uma opção para a prática de atividades físicas. Saiba mais clicando aqui https://bit.ly/4cqFpyM.
Fonte: capital.sp.gov.br