Destaque
Home / Cultura / Educação de Jovens e Adultos (EJA) terá opção de ensino a distância a partir de abril
eja

Educação de Jovens e Adultos (EJA) terá opção de ensino a distância a partir de abril

Jovens e adultos que não concluíram a educação básica na idade adequada terão mais uma oportunidade de voltar à escola. A partir de abril, o Governo de São Paulo vai ofertar classes do Ensino Médio — 1ª a 3ª série — da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade online a distância. Estudantes acima de 18 anos de idade da capital, Região Metropolitana e Campinas, poderão participar dessa primeira etapa. O período de pré-inscrição segue até 28 de março no site da Secretaria Escolar Digital (www.sed.sp.gov.br).
No formato Ensino a Distância (EaD), as atividades são organizadas em conteúdo on-line (80%) e presencial (20%). Pela plataforma, os estudantes terão acesso a conteúdo interativo como vídeos, imagens, textos, exercícios e avaliações que compõem a formação geral básica, além de cinco opções de itinerários formativos do Ensino Médio.
O espaço também conta com ferramentas de comunicação como fóruns e chats. Nos encontros presenciais, no período noturno, os alunos receberão apoio de professores da rede estadual por área de conhecimento. Esse também será o momento para aplicação das provas, tira-dúvidas e projetos relacionados aos itinerários. A expectativa é que o aluno conclua a etapa em até um ano nos 21 polos na capital, RMSP e Campinas
Outros cursos de Educação para Jovens e Adultos em São Paulo: além do novo formato EaD, a rede estadual de São Paulo oferece mais duas opções de cursos. Na EJA presencial, as classes são abertas por semestre e as aulas são no período noturno. Os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) podem ser concluídos em dois anos e as três séries do Ensino Médio em um ano e meio.
Já nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja), o formato das aulas é flexível e o aluno pode dar início aos estudos em qualquer época do ano. São 43 unidades em diferentes regiões do Estado. Caso não possua comprovante de escolaridade, o Centro realiza avaliações diagnósticas que determinam em qual etapa (Ensino Fundamental ou Médio) o aluno deve ser matriculado, conforme o nível de conhecimento e competências já desenvolvidas.

Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Check Also

usp

USP tem inscrições abertas para transferência de alunos de outras instituições de ensino

Quem está regularmente matriculado em cursos de graduação de qualquer instituição de ensino superior,  pode …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *