O Dia de Cooperar 2018 é uma iniciativa de responsabilidade socioambiental organizado pelas cooperativas brasileiras, que promovem ações em prol da comunidade em todo o país. A comemoração será feita na Praça Cívica do Memorial, em um evento gratuito com atividades para todas as idades. E no encerramento, o cantor Sidney Magal faz um show em celebração dos seus 50 anos de carreira.
Com uma programação diversificada, o evento terá como uma das principais atrações, o “Arraiá da Trupe”, que vai divertir o público com casamento típico e ritmos musicais variados. O público infantil também terá uma série de opções, como pintura facial, esquetes e intervenções culturais. O evento também conta com blitz de saúde, coleta de eletrônicos para reciclagem, planetário, oficinas de compostagem, minhocário, mini-horta e muito mais.
Para encerrar as atividades deste dia especial, o cantor Sidney Magal fará um show inesquecível com clássicos como: “Sandra Rosa Madalena”, “O Meu Sangue Ferve por você” e “Me Chama Que Eu Vou”. A apresentação gratuita faz parte da comemoração de cinco décadas de carreira como referência na música pop e brega brasileira.
“Nós celebramos o Dia Internacional do Cooperativismo com iniciativas do Dia C para festejar o desenvolvimento social com sinergia entre comunidade e cooperativas”, explica a coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SP, Adriana Melo. Dia C acontece na Praça Cívica do Memorial da América Latina, às 13 horas do dia 30 de junho, com entrada gratuita e classificação livre.
Sobre o Dia de Cooperar – Dia C
O Dia C é um programa nacional impulsionado pelas cooperativas brasileiras. A ideia é que, ao longo do ano, as cooperativas desenvolvam projetos de responsabilidade socioambiental em prol das comunidades nas quais estão inseridas. No primeiro sábado de julho – Dia Internacional do Cooperativismo, acontece o evento comemorativo do Dia C, com serviços gratuitos de saúde e cidadania para a população.
Programação:
SAÚDE – das 13 às 18 horas
Blitz da Saúde: Glicemia, pressão, IMC, orientação nutricional e orientação física realizada por uma equipe de profissionais da área de saúde e educação física.
Massoterapia Inclusiva: Momento de relaxamento e bem-estar, a Massoterapia Inclusiva é realizada por profissionais com deficiência visual e baixa visão, com a técnica Quick Massage.
Consultório Móvel: Receba dicas e orientação profissional para a correta escovação dos dentes.
Bike Suco: Cada pessoa escolhe as frutas de acordo com as propriedades funcionais que mais lhe interessa e utiliza a própria energia para preparar a receita. Ao pedalar, você gera movimento para fazer o liquidificador bater o suco que depois pode ser consumido pelo atleta.
MEIO AMBIENTE – das 13 às 18 horas
Oficina de Mini-Horta Sustentável: Técnicas para a preparação de mini-hortas sustentáveis para melhorar o aproveitamento das áreas disponíveis para produção de alimentos orgânicos de boa qualidade.
Oficina de Compostagem e Minhocário: Orientação sobre a produção de composto orgânico e húmus de minhoca com resíduos gerados diariamente em casa, contribuindo assim para a saúde de suas plantas e diminuindo a quantidade de resíduos encaminhados para os aterros da cidade.
Museu Itinerante de Eletroeletrônicos: Museu Itinerante para conhecer ou rever peças que a contam a história dos eletroeletrônicos. Adultos e crianças também poderão exercitar seu talento artístico pintando pequenas telas, previamente preparadas com peças de eletroeletrônicos (quantidade limitada). Também será uma oportunidade para descartar de forma responsável e sustentável aquele aparelho que você não usa mais (eletroeletrônicos e celulares).
Planetário: No Planetário, os participantes poderão conhecer mais sobre os planetas, as estrelas e muito mais. Serão produções variadas que vão apresentar conhecimentos de astronomia, biologia, meio ambiente e sustentabilidade.
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente: Oportunidade de conhecer atividades, oficinas e cursos oferecidos pela Secretaria para quem quer saber mais sobre meio ambiente e cultura da paz.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA – das 13 às 18 horas
Educação financeira e consumo consciente: Atendimento ao público com informações básicas de educação financeira e palestras rápidas sobre o tema.
INFANTIL – das 13 às 18 horas
Pintura de Rosto: Pinturas faciais artísticas com temas que agradam a criançada.
Teatro com a Cia. Teatro do Espelho: Apresentação teatral com interatividade do público. O enredo explora situações do cotidiano para contrapor explicações científicas e esportivas.
ATRAÇÕES CULTURAIS – das 13 às 18 horas
Intervenção artística: Intervenções lúdicas, artísticas, culturais e brincantes que apresentam a arte para o público de forma criativa, encantadora e divertida.
14 horas – “Máquina de Brasilidades”, com Cia. Clowncabaré: A Máquina de Brasilidades sorteia e apresenta temas de cultura brasileira! É só puxar a alavanca e descobrir o que vai acontecer!
16 horas – “Arraiá da Trupe”, com Trupe de Histórias: Em época de festa junina e não pode faltar um bom arraial. A Trupe entra nessa brincadeira trazendo, além de um forrozinho para lá de animado, baião, xote e xaxado, entre outros. Diversidades de ritmos e o repertório musical escolhido resgatam canções que valorizam os elementos culturais e a tradição das festas juninas. Tem música, brincadeira e alegria. Tem pai bravo, padre, noivos, uma quadrilha e até casório. Essa festa tão popular conquista os pequenos e os nem tão pequenos assim!
18h30 – Show Sidney Magal 50 Anos: Já o definiram com muitos rótulos, mas a verdade é que Magal tornou-se o nome mais cool da música brasileira. Popular, carismático, performático e versátil, ele é bem-vindo em qualquer plateia. São 50 anos de carreira e uma trajetória admirável desse artista que explodiu, misturou e inovou, mas não parou de se reinventar e, por isso, não saiu e nem sai da cabeça, do coração, da tela e dos ouvidos dos brasileiros.
Dia de Cooperar – Dia C + show Sidney Magal 50 Anos
Data: 30 de junho Horário: das 13 às 20h Local: Praça Cívica, Memorial da América Latina – Barra Funda
Pedestres: portões 5 e 2 Estacionamento: portões 4 (preço único 25 reais) e 8 (10 reais a 1ª hora e a cada hora, 10 reais) Entrada: Gratuita Classificação: Livre