Um solapamento de terra provocou a abertura de uma cratera na altura do nº 28 da avenida Gastão Vidigal, no bairro Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. Bastante movimentada, a via está próxima da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) — uma das maiores redes de abastecimento de alimentos do Brasil. O incidente aconteceu na tarde de domingo, 10 de novembro e não deixou feridos. Ainda não há previsão de liberação da pista.
A Prefeitura de São Paulo informou que profissionais da Secretaria Municipal das Subprefeituras e da Subprefeitura Lapa estão na região desde a madrugada de domingo para investigar a causa do solapamento. Além disso, a Comgás e a Sabesp foram acionadas, mas também não conseguiram identificar o motivo que levou ao surgimento da cratera. Técnicos estão realizando escavações no local para tentar entender o que aconteceu.
POSSÍVEIS CAUSAS: de acordo com o engenheiro civil Joni Matos Incheglu, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), as prováveis causas do incidente estão ligadas à atividade humana ou a fatores geológicos, que podem acontecer devido ao tipo de rocha que compõe o subsolo, como as rochas calcárias — que podem se diluir ao entrar em contato direto com água, aumentando os índices de espaços vazios e fazendo com que o subsolo perca sustentação e abra valas.
Outra possibilidade é a extração exagerada de água do subsolo, gerando uma redução sensível dos lençóis freáticos, causando também um problema de sustentação, convergindo no solapamento de terra. Incheglu explica ainda que a investigação dos motivos que levaram ao surgimento da cratera passa pela sondagem do solo a partir da escavação do perímetro, visando identificar os fatores que causaram o deslizamento. O processo de reconstrução da via só deve começar depois de as causas do solapamento serem conhecidas. “Por enquanto, o processo de reconstrução é indefinido. Tomar qualquer ação agora pode ser infrutífero, pois só é possível definir a solução após conhecer o problema”, avalia o engenheiro, indicando ser necessário realizar o monitoramento do perímetro para reduzir o risco de surgirem outros buracos nas proximidades.
ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO: o buraco atingiu o canteiro central da avenida Gastão Vidigal e invade parte da pista. Por isso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou a via na região do incidente e recomenda que os motoristas busquem caminhos alternativos para que consigam chegar aos seus destinos.Pois até o fechamento desta nossa edição, o buraco não havia sido reparado, muito menos o trânsito liberado.
Tags Cratera e caos próximo da Ceagesp
Check Also
Chuva, caos e a população é quem paga a conta. Até quando?
Mais de 900 mil residências e comércios sem energia elétrica, 386 quedas de árvores e …