Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental. O termo está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida, e, principalmente, ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.
Ansiedade, depressão e mal-estar psicológico são alguns desses problemas mais frequentes. Esses transtornos adoecem pessoas, causam afastamento do trabalho, afetam relacionamentos, abalam famílias e, muitas vezes, podem trazer efeitos difíceis de serem superados. Ao longo da vida, qualquer pessoa pode ser afetada por condições de menor ou maior gravidade, o que ficou claro durante e no período pós-pandemia de covid-19. Por isso, ao perceber cansaço excessivo, alterações de sono, dificuldade de concentração, falta de prazer em atividades antes agradáveis e irritabilidade, sinais que podem indicar problemas de saúde mental, busque ajuda profissional. Em São Paulo há diversas possibilidades de auxílio, uma vez que o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da sua rede de serviços, oferta diversas modalidades de cuidado, acolhimento e tratamento nessa área.
Atendimento na capital – A assistência em saúde mental acontece por meio dos 102 Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Sendo 35 Caps especializados em álcool e drogas, 33 infantojuvenis e 34 adultos. Ao todo, 45 funcionam como Caps III, com acolhimento integral e funcionamento 24 horas e um como Caps IV, com funcionamento 24h e possibilidade de acolhimento integral nas 24h.
Os Caps são as portas de entrada para pacientes que precisam de acolhimento e tratamento em saúde mental. Neles, a população encontra equipes multidisciplinares compostas por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais. Além disso, as instalações recebem pessoas em intensa crise psíquica ou vivendo o estado mais agudo da abstinência química – álcool e outras drogas.
Encaminhamento direto – Ao acessar o Caps, o cidadão não precisa de encaminhamento ou agendamento prévio. Para iniciar o tratamento, basta comparecer a alguma unidade e procurar o acolhimento, onde será feita uma primeira avaliação por um profissional da equipe multi e o desenvolvimento do Projeto Terapêutico Singular (PTS), de acordo com o problema relatado.
O PTS tem como objetivo desenhar condutas terapêuticas individualizadas, isto é, de acordo com cada paciente e sua respectiva história. Em algumas situações é indicada a participação dos familiares e de figuras próximas do meio social durante o processo terapêutico no Caps.
O acesso a relação de endereços dos Caps pode ser feito no site da SMS.
Cuide da sua saúde mental – Há práticas eficientes que podem melhorar a saúde mental. Confira abaixo algumas delas, para adotar a partir de agora!
Pratique atividades físicas – A prática regular dessas atividades auxilia no gerenciamento do estresse, no controle da ansiedade e no equilíbrio do humor, auxiliando no tratamento de quadros como a depressão.
Mantenha uma alimentação saudável – Opte por uma alimentação saudável e balanceada que priorize alimentos frescos e integrais, como hortaliças, vegetais, grãos, leguminosas e carnes magras. Não se esqueça também de ingerir diariamente frutas e beber bastante água, no mínimo dois litros por dia.
Cuide da qualidade do seu sono – Dormir uma quantidade adequada de horas é importante para manutenção da saúde mental e para manutenção da memória. Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário, reduza a iluminação ambiente e os ruídos algumas horas antes de dormir, evite passar muito tempo diante das telas (celular ou televisão) antes de se deitar. Faça uma refeição leve e atividades relaxantes antes de dormir, como ler um livro.
Mantenha relacionamentos saudáveis – O ser humano é um ser social e, portanto, é muito importante manter relacionamentos sociais saudáveis e prazerosos. Mesmo com a correria do dia a dia, não deixe de estar em contato com suas referências afetivas, seus amigos e familiares com frequência para ter aquela boa conversa.
Priorize momentos em contato com a natureza – Momentos ao ar livre também garantem o contato com a luz solar, importante para manter adequados os índices de vitamina D do nosso corpo, que também influenciam nosso humor. Procure conhecer praças do seu próprio bairro, ou aproveite os parques públicos.
Tenha momentos de reflexão e meditação – Separe alguns minutos do dia para refletir sobre suas escolhas e caminhos, além da meditação como autocuidado, que pode ajudar nesse processo de reflexão, como também outras práticas de espiritualidade que você se identifique. Fonte: capital.sp.gov.br
Check Also
Aplicativo pode ajudar deficientes auditivos a consumir música
Com o intuito de incluir as pessoas que possuem alguma deficiência auditiva no universo sonoro …