Quem tem um gato de estimação provavelmente já notou que eles não têm o costume de ingerir água. Isso acontece devido a seus ancestrais que vieram de uma região de deserto. Mas os tutores precisam incentivá-los a se hidratar, uma vez que a pouca ingestão de água pode facilitar o surgimento de algum problema renal.
Diferentemente dos cães, os gatos não possuem uma rotina de passeios e isso faz com que eles sejam mais preguiçosos. Uma dica importante é espalhar diversas vasilhas pelos cômodos da casa, para que ele consiga ter sempre à disposição água fresca e limpa.
Em dias mais quentes, é recomendado colocar algumas pedrinhas de gelo na água, pois o fato deles serem pets curiosos vai despertar o interesse em lamber e consequentemente se hidratar.
O que também pode ser feito é oferecer sachês de ração úmida, além da seca, para aumentar o aporte de água do animal, porque esse tipo de alimento é mais atrativo para o pet.
Além disso, os gatos adoram subir na pia para beber água da torneira, mas não é indicado que o tutor acostume o gato a ter esse hábito. Neste caso é muito útil ter uma fonte de água em casa, desde que o tutor faça a higienização correta, troque o carvão e a água regularmente.
Se atente aos sintomas do pet – A pouca ingestão de água também pode influenciar no aumento da concentração de cristais na bexiga, o que pode provocar dificuldade para urinar. Portanto, se você notar que ele vai até a caixa de areia, fica em posição para urinar mas não consegue ou saem apenas algumas gotinhas, esse é um sinal para procurar um médico veterinário. Fonte: capital.sp.gov.br
Check Also
USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio
Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …