A Prefeitura de São Paulo começou a montar as tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT), a partir desta quinta-feira, dia 9, para amenizar o impacto do calor na saúde da população, em especial as pessoas em situação de vulnerabilidade. E já a partir desta sexta-feira, serão distribuídas água e frutas nas dez estruturas instaladas em todas as regiões da cidade.
A previsão é de calor intenso nos próximos dias, que pode ultrapassar os 36ºC, e de baixos índices de umidade, abaixo dos 30% nas horas de maior aquecimento.
Esta ação é similar à Operação Baixas Temperaturas (OBT), só que de temperatura oposta, pois é ativada sempre que os termômetros atingem 32ºC, ou sensação térmica equivalente. A ação é feita em parceria com o governo do Estado, por meio da Sabesp.
As principais ações da OAT têm foco no reforço do convencimento das pessoas para procurarem a rede de acolhimento, onde poderão se abrigar do sol e receberão água e alimento; a instalação de dez tendas em pontos estratégicos, das 10h às 16h, com fornecimento de água, frutas e bonés, além de espaço pet; com o objetivo de evitar insolação, desidratação e outros problemas que podem decorrer da exposição ao sol forte e altas temperaturas; além da disponibilização de uma ambulância referenciada para atendimento a casos de exposição ao calor.
Nos dias em que são ativadas, as tendas ficam abertas para acolhimento de qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar.
Na região Oeste, a tenda está na rua do Curtume, s/n – esquina com a rua Guaicurus, na Lapa.
Check Also
Enfim, boas novas para o espaço do antigo Hospital Panamericano
“Leiloado, prédio do antigo Hospital Panamericano, no Alto de Pinheiros, deve ser demolido para dar …