Home / Comunidade / Comandante Marcos Daniel Fernandes vai para Reserva
comandante

Comandante Marcos Daniel Fernandes vai para Reserva

Nesta terça-feira, 27 de agosto, o Coronel PM Marcos Daniel Fernandes que estava no Comando do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (23ºBPM/M) desde 25 de agosto de 2021 passou para reserva (o equivalente à aposentadoria entre os militares). Embora o oficial estivesse no comando desta importante unidade da Polícia Militar nos últimos 3 anos, deve-se ressaltar que ao longo da carreira de mais de 33 anos e 8 meses, exerceu suas funções por mais de 23 anos em nossa região. Tais como: o comando do Programa de Rádio Patrulha por 5 anos, na Força Tática ao longo de 4 anos, quando ocupava o posto de Tenente; posteriormente, entre os anos de 2009 e 2017, comandou a 2ª Companhia, responsável pela região do Itaim Bibi, Vila Nova Conceição, Vila Olímpia e Jardins, durante todo o período em que teve a patente de Capitão; entre 2017 e 2018, já no posto de Major, foi o principal responsável pelo planejamento da segurança da Operação Carnaval na região de Pinheiros e Vila Madalena.
O planejamento e as reuniões que comandou no ano de 2018 foram fundamentais para evitar que os problemas ocorridos durante a Copa do Mundo de 2014 voltassem a ocorrer. Devido à sua carreira brilhante, o oficial foi escolhido no final do ano de 2018, para assumir a coordenação da segurança do governador e vice-governador do Estado, trabalhando na Casa Militar do Gabinete do Governador até janeiro de 2021, quando retornou ao 23º batalhão, assumindo interinamente o comando, até ser finalmente promovido a Tenente-Coronel PM em agosto de 2021.
Em uma das principais realizações na Polícia Paulista, está a sua contribuição em ter sido o pioneiro, ao criar o primeiro núcleo de Vizinhança Solidária no bairro do Itaim Bibi em 2009, posteriormente expandindo para diversos outros bairros, inclusive Pinheiros, Alto de Pinheiros, Vila Nova Conceição e Butantã. Na sequência, esse projeto veio a se tornar programa de governo, expandindo diversos bairros e cidades, e não somente em São Paulo, mas também em outras unidades da Federação. Conhecido por manter o alto grau de parceria com todas as associações de moradores, entidades, clubes, após a pandemia, em 2023 utilizou os conhecimentos adquiridos durante o seu estudo no programa de doutorado de ciências policiais de segurança e ordem pública, para adotar um novo sistema de controle da segurança pública nos desfiles de blocos de rua no Carnaval de nossa cidade, passando tal modelo a ser adotado em toda capital paulista no ano de 2024, resultando na redução de 40% dos furtos de celular.
Ao ser transferido para Reserva, o oficial promovido agora ao posto de Coronel da Polícia Militar passará a contribuir com a sociedade como consultor e palestrante, onde certamente sua experiência e conhecimentos poderão contribuir agora com a iniciativa privada. PA-RA-BÉNS!!!

Check Also

interdicao

Quarteirão interditado neste domingo, na Lapa

Neste domingo, 15 de setembro, o primeiro quarteirão da rua Afonso Sardinha, entre as ruas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *