Home / Comunidade / Clube Hípico de Santo Amaro oferece aulas de equitação e tênis para crianças
CLUBE-HIPICO

Clube Hípico de Santo Amaro oferece aulas de equitação e tênis para crianças

Procurando opções de esportes para os filhos na pandemia, especialmente aqueles que permitem distanciamento social e são praticados ao ar livre? O Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA), um oásis na zona sul de São Paulo, que conta com 284.000 m² de bosques de Mata Atlântica preservada, jardins e muitas áreas abertas, oferece cursos de equitação e tênis com total segurança.
A primeira modalidade tem uma série de benefícios, como redução do estresse, fortalecimento da musculatura, melhora de postura, aprendizado de respeito aos animais, desenvolvimento de autoconfiança e contato com a natureza. A Escola do CHSA, que funciona de terça-feira a domingo e atende crianças a partir de 4 anos, adolescentes e adultos, conta com dois picadeiros de Salto e trabalho do dia a dia, um picadeiro de Adestramento, três redondéis ideais para iniciação e uma área isolada para aulas do Pônei Clube. Estão disponíveis cursos das seguintes modalidades, que dão acesso a rankings da escola e interclubes: iniciação no esporte, Salto, Adestramento e Volteio. Além disso, há um programa especial de Equoterapia, método terapêutico voltado a pessoas com deficiências ou necessidades especiais, com cerca de 70 bolsas para a população de baixa renda e mais de 200 praticantes.
A qualidade dos cavalos usados nas aulas é outro ponto alto. São aproximadamente 40, incluindo 8 pôneis. Mais informações no site www.chsa.com.br/home/escola-de-equitacao/ ou e.mail escola1@chsa.com.br.
Já a Escola de Tênis, também aberta a não sócios, funciona de terça a sexta-feira, tanto na parte da manhã quanto à tarde, para alunos a partir de 10 anos. São 6 quadras de saibro e 7 experientes instrutores. Com frequência o Clube é palco de disputas locais, regionais, nacionais e até internacionais, como torneios da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
Antes ou após as aulas dá para aproveitar a infraestrutura do local, bem como o clima relaxante e idílico. Há uma grande quantidade de aves e pequenos animais silvestres, como maritacas, araras e saguis, e cada canto pode ser explorado caminhando por uma trilha cross country de 2.360 metros de extensão. Nada melhor para se desconectar da agitação urbana.
Sobre o CHSA – Fundado em 1935, o Clube Hípico de Santo Amaro é referência para clubes hípicos brasileiros e sul-americanos, além de frequentemente sede de importantes c rsos, com destaque para o de seu Aniversário, disputado tradicionalmente na Semana da Pátria, e outros nacionais e internacionais nas modalidades Salto e Adestramento. Também promove anualmente, ao longo de 10 etapas, a Copa Santo Amaro de Salto, que em 2021 chegou à sua 23ª edição fazendo jus ao maior ranking interclubes do país.
São diversas as gerações de atletas premiados que se formaram, treinam ou treinaram na casa. Na modalidade Salto, destaque para os olímpicos José Roberto Reynoso Fernandez Filho, Camila Mazza de Benedicto e Carlos Ribas – os dois últimos em atividade no exterior -, e para o medalhista panamericano César Almeida. Já no CCE o maior nome é Marcio Appel, qualificado para Tóquio 2021. Outros são o Coronel Renyldo Ferreira, ex-presidente do CHSA, cavaleiro de cinco Jogos Olímpicos e um dos ícones máximos do hipismo mundial, e Rodolpho Riskalla, atual vice-campeão mundial paraequestre e forte candidato a medalhas em Tóquio.
Desde que o empresário Alexandre Leonor, do ramo imobiliário, assumiu a presidência da entidade, em janeiro de 2020, mesmo com a pandemia foram realizadas inúmeras melhorias – como reformas de picadeiros e cocheiras e até a construção de um SPA para os cavalos – e promovidos alguns campeonatos e eventos importantes. Entre eles a primeira edição do Internacional D’Dezembro e a retomada da modalidade C rso Completo de Equitação.
O Clube fica à Rua Visconde Taunay, 508, Santo Amaro. Mais informações no telefone (11) 5694-0600 ou site www.chsa.com.br

Check Also

hacasos

A CEIA DE NATAL

O Senhor Venceslau e Dona Olga, cristãos de carteirinha, mantiveram por décadas a tradição de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *