A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começa a implantar a ampliação da Faixa Azul para motocicletas na Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Via Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão aproximada de 8,5 km (totalizando 17km). O primeiro sentido a receber a Faixa Azul é sentido Marginal Pinheiros para o Complexo Maria Maluf. Após o término da implantação, será realizado no sentido oposto.
O projeto piloto da Faixa Azul, em caráter experimental, por mais um ano, tem o objetivo de incluir outras análises como faixas de pedestres, túneis, cruzamentos semaforizados, entre outras variáveis.
A demarcação da via será entre as faixas 1 e 2 – usualmente utilizadas pelos motociclistas. A Avenida dos Bandeirantes tem um alto número de trânsito de motocicletas: 1.653 motos por hora no horário de pico, sentido Bairro/Centro. O limite de velocidade da avenida é de 50 km/h.
Os sinistros com vítimas envolvendo motos entre 2018 e 2020 somam 144; e o número de óbito são de 10 pessoas.
Vale ressaltar que o uso da faixa azul não é obrigatório. O motociclista será orientado a utilizar em caso de trânsito lento. Haverá sinalização vertical por toda a via alertando para os limites de velocidade, cuidado e orientação ao mudar de faixa e mensagens educativas lembrando do uso da seta, o respeito aos limites de velocidade e a atenção aos sinais de trânsito e compartilhamento do espaço na avenida.
Como será a implantação – Haverá novidades na sinalização vertical e horizontal na Avenida dos Bandeirantes. Por ser uma via com transversais e cruzamentos semaforizados, a Companhia de Engenharia de Tráfego implantará:
• Placas de alerta para ciclistas e pedestres informando que no local há a Faixa Azul para motos;
• Nas placas de sinalização para os motociclistas também haverá informações sobre pedestres e ciclistas na via;
• A sinalização de solo será contínua próximo ao semáforo;
• Nas colunas semafóricas haverá uma pintura em azul, para alertar que há a Faixa Azul na via;
• Haverá box seguro para motos em todos os cruzamentos semaforizados;
• A implantação de uma tacha refletiva azul, para informar que há Faixa Azul e auxiliar na visão noturna.
Além disso, haverá o rebalizamento das faixas e que não afetará a capacidade volumétrica de tráfego e a segurança dos motoristas que trafegam pelo local.
Primeiro o setor de sinalização apagará a sinalização existente de forma mecânica; em seguida é feita a pintura. Enquanto isso, a sinalização vertical será implantada por toda a extensão da via.
A CET apresentará trimestralmente à SENATRAN relatório com as análises e avaliações técnicas do projeto.
O projeto autorizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) ainda prevê a implantação na Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, no trecho compreendido entre a Ponte das Bandeiras e a Praça da Bandeira, com extensão aproximada de 4 km e na Avenida Rubem Berta, no trecho compreendido entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão aproximada de 2 km.
A autorização foi publicada por meio da Portaria n° 1015, de 05 de agosto de 2022.
Resultados Anteriores – O Projeto Piloto da Faixa Azul para motocicletas completou seis meses de operação na Avenida 23 de Maio, sentido Santana/Aeroporto, com resultados muito positivos: nenhuma morte envolvendo motos, e a redução dos sinistros de trânsito e redução da lentidão em 55,2% no trecho. Além disso, ao analisar o número de sinistros pela Unidade de Padrão de Severidade (UPS), percebeu-se que em UPS/milhão de veículos/km fora da faixa azul é 133% maior do que dentro da faixa, ou seja, ao utilizar a Faixa Azul, reduzimos consideravelmente os sinistros e possíveis óbitos no trânsito.
A Faixa Azul, que funciona no trecho entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad, foi aberta oficialmente no dia 25 de janeiro de 2022.
Importância do projeto – Atualmente na cidade de São Paulo há 1,3 milhão de motos em circulação.
A motocicleta vem ganhando destaque desde o início da pandemia, já que, por conta do isolamento social, o serviço de entregas se tornou essencial e, por consequência, o número de motos trafegando pelas vias. Além disso, por seu baixo custo de manutenção, também se tornou um meio de transporte atrativo. No entanto, isso tem trazido usuários inexperientes, o que aumentou ainda mais a probabilidade de sinistros.
O resultado: o número de óbitos vem subindo a cada dia. Hoje mais de 1 motociclista morre por dia em São Paulo. Para se ter uma ideia, o número de óbitos entre motorista/passageiros é de 0,3 por dia.
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