Total devolvido aos passageiros ultrapassa os 21 mil itens; saiba como entrar em contato em caso de perda
A Central de Achados e Perdidos da CPTM, por mais um ano, armazenou e devolveu milhares de itens de passageiros da companhia que perderam algo em um trem ou estação. E o que foi perdido vai muito além das tradicionais carteiras ou celulares: guitarras, carrinhos de bebê, amplificador de som e um kit de furadeiras foram alguns dos objetos localizados por outros passageiros ou colaboradores.
Somente no ano passado, a Central de Achados e Perdidos, localizada na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, recebeu 68.035 objetos deixados para trás. O número representa um aumento de 12,6% em relação a 2022. Desse total, 47.084 eram documentos (ou 69,2%).
No ano passado, a CPTM devolveu aos seus respectivos donos 21.452 itens, uma quantidade 24% superior ao que foi devolvido nos 12 meses anteriores.
Destes mais de 21 mil itens, 10.146 (ou 47,3%) foram devolvidos aos passageiros por busca ativa. Essa tarefa investigativa envolve cruzamento de informações, por meio de sites e bancos de dados diversos, visando à identificação de um possível contato do proprietário. A equipe realiza uma pesquisa minuciosa a partir de indícios nem sempre evidentes. A busca ativa passa por etapas de procura em cadastro de usuário da CPTM e outros sistemas de transporte, além de consultas ao Diário Oficial, contato com organizações, instituições e pessoas que podem servir de intermediários.
“Muitas pessoas acreditam que se algo foi perdido dentro da CPTM, alguém encontrou e tomou para si. Mas podemos afirmar que grande parte destes objetos são encaminhados para algum colaborador de estação, que direciona os itens para Palmeiras-Barra Funda”, afirma Pedro Moro, presidente da companhia.
Já para o passageiro que identificar uma perda e não recebeu ou não quer aguardar o contato da companhia, a Central de Achados e Perdidos da CPTM fica na Estação Palmeiras-Barra Funda e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, exceto feriados. O contato também pode ser feito pelo telefone 0800-055-0121. Assim o passageiro pode ligar e registrar a perda.
Caso tenha perdido algum documento nas estações e trens, é importante saber que os itens encontrados são cadastrados e permanecem guardados por 60 dias. Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor, enquanto os cartões bancários são destruídos. Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo e depois são doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
E, a título de curiosidade, uma pia de banheiro, alianças, aspiradores de pó, drones e outros objetos estão à espera dos seus donos na Central de Achados e Perdidos.
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