Home / Comunidade / Câmara Americana do Comércio coloca em debate tensão entre China e EUA

Câmara Americana do Comércio coloca em debate tensão entre China e EUA

O mundo todo está de olho nas tensões comerciais estabelecidas na relação bilateral entre China e Estados Unidos nos últimos meses em consequência da decisão, de ambos os lados, de tarifar produtos de importação para proteger a indústria nacional. E por se tratar de duas potências econômicas, este embate acaba respingando em todo o mundo. Para discutir este tema, a Câmara Americana do Comércio (Amcham) realizou, no último dia 25, o fórum ”As Novas Dimensões do Comércio Global: Fim do Sistema multilateral?”.
O evento teve duas palestras iniciais. O embaixador José Alfredo Graça Lima, conselheiro do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), discorreu sobre o panorama do comércio global desde a década de 1940, no período pós-guerra fria, até os dias atuais, citando o aperfeiçoamento que se deu na relação entre as  nações durante este período até presenciarmos esse ciclo de retaliações entre China e EUA. Porém, ele acredita que os efeitos negativos das medidas protecionistas serão modestos, com baixo impacto para o Produto Interno Bruto (PIB) dos países. Mas fez um alerta. “A escalada dessas ações pode resultar em custos maiores, desaquecimento da economia global e inflação.”
Já Marcos Troyjo, diretor do BRICLab da Columbia University deixou uma reflexão para a plateia, sobre a possibilidade de essas políticas implementadas pelos países serem duradouras ou de caráter de exceção. “Há um movimento no mundo de incentivo à indústria local, o que sugere que essas medidas protecionistas estarão mais presentes na economia global. Por outro lado, a interdependência econômica entre os países ainda é enorme e esta relação multilateral anda rege os princípios econômicos, mesmo que venha sofrer alguns ajustes”, explica.

Painéis
Os efeitos dessa guerra comercial entre EUA e China sobre a América Latina e os desafios para o desenvolvimento da região foram discutidos em um painel moderado por Denilde Oliveira Holzhacker, professora de Relações Internacionais da ESPM-SP, com a participação de Roberto Teixeira da Costa, conselheiro emérito do CEBRI, Ingo Plöger, presidente do IP Desenvolvimento Empresarial e Institucional e presidente do Conselho Empresarial da América Latina no Brasil (CEAL), e Carlos Oliveira Santa Cruz, presidente da Bemis para a América Latina.
A visão do crescimento chinês e sua influência mundial foi compartilhada por empresas que atuam nesse mercado, em painel liderado por Márcio Alfonso, CEO da Caoa Chery, e Cassio von Gal, diretor gerente do BOCOM BBM, com a moderação de Heni Ozi Cukier, fundador da Insight Geopolítico e autor do blog “Risco Político Global”, no portal Exame. Por fim, Marcela Carvalho, secretária-executiva da Câmara Americana de Comércio Exterior (Camex) encerrou o evento abordando o tema “Como Inserir o Brasil nas Cadeias Globais de Valor.”
O fórum foi realizado na sede da Amcham (www.amcham.com.br), localizada na Rua da Paz, 1.431, Chácara Santo Antônio.

Check Also

interdicao

Quarteirão interditado neste domingo, na Lapa

Neste domingo, 15 de setembro, o primeiro quarteirão da rua Afonso Sardinha, entre as ruas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *