Destaque
Home / Comunidade / Cadastro no sistema da Prefeitura se torna obrigatório para quem emite declaração de óbito
obito

Cadastro no sistema da Prefeitura se torna obrigatório para quem emite declaração de óbito

Hospitais, clínicas, casas de repouso e demais estabelecimentos de saúde públicos e privados da cidade de São Paulo devem, a partir de agora, se cadastrar no sistema da SP-Regula para emitir o Informe de Óbito. A medida faz parte de um conjunto de mudanças estabelecidas pelas resoluções SP-REGULA/SFMSP nº 18 e SP-REGULA nº 36, que buscam padronizar e dar mais transparência aos serviços funerários na capital.
Até o momento, 510 instituições já realizaram o cadastro, das quais 380 estão ativas e utilizando a nova plataforma. O sistema centralizado, chamado Hagape, fornece informações claras sobre os prestadores credenciados no momento da documentação do óbito, o que contribui para evitar fraudes e garantir preços justos tanto para famílias com gratuidade quanto para aquelas que arcam com os custos do serviço.
Além do cadastro obrigatório, os estabelecimentos também devem cumprir o prazo máximo de quatro horas para comunicar os óbitos após a emissão do atestado. Essa comunicação deve ser feita exclusivamente pelo site da SP-Regula, por meio do Informe Centralizado de Óbitos (ICO). O não cumprimento do prazo pode resultar em multa de R$ 17,9 mil, podendo chegar a R$ 20 mil em caso de reincidência.
Apenas os estabelecimentos previamente cadastrados no sistema poderão registrar os óbitos. O processo de cadastro é feito pelo site hagape.spregula.sp.gov.br.
Nos primeiros dez dias de funcionamento do ICO, foram registrados 1.444 informes, com a emissão de 1.081 guias de contratação. Com isso, os acompanhantes dos falecidos recebem orientações claras sobre seus direitos e os próximos passos a seguir.
A entrega da Cartilha de Contratação ao familiar responsável é outra novidade do processo. Ela será gerada automaticamente ao final do informe de óbito e enviada digitalmente por e-mail e telefone cadastrados. Caso o acompanhante não tenha acesso aos meios digitais, a cartilha também poderá ser entregue impressa. O documento reúne informações importantes sobre agências funerárias, preços, documentação necessária e condições do serviço.
Todas as informações sobre os valores praticados continuam disponíveis ao público no site da Prefeitura, das concessionárias, da SP-Regula, nos canais do SP156 e nas recepções das agências funerárias da cidade.

Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

hacasos

A MISTURA

Acredito que muitas pessoas saibam o significado da palavra mistura e seus sinônimos, são dezenas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *