Home / Saúde e Estética / Butantan informa os benefícios da vacinação em grávidas
gravidas

Butantan informa os benefícios da vacinação em grávidas

Referência internacional de saúde pública, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece gratuitamente mais de 20 vacinas que atendem às necessidades de diversos grupos da população brasileira. No caso das grávidas, são preconizadas cinco vacinas – dTpa, dT, hepatite B, Influenza e Covid-19 – que têm sido essenciais para o controle dos casos de coqueluche entre recém-nascidos, do tétano neonatal e da transmissão de hepatite B de mãe para filho na hora do parto; além disso, evitam quadros mais graves causados pela infecção pelos vírus influenza e SARS-CoV-2.
“O calendário da gestante foi pensado para que ela possa receber os imunizantes tidos como primordiais para a saúde dela e do bebê – sejam aqueles que por algum motivo estão em atraso e necessitam atualização, ou as vacinas que demandam doses de reforço para garantir a produção dos anticorpos que posteriormente serão passados de mãe para filho via placenta, durante a gestação”, explica a gerente de Farmacovigilância do Butantan e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Mayra Moura.
Não vacinar é assumir riscos: a hesitação vacinal também é um problema entre as grávidas. Neste ano, por exemplo, o índice de gestantes vacinadas com a vacina da gripe é de apenas 28% – número bem aquém do esperado.
“É preciso reforçar que não há motivo para medo. Milhões de gestantes já foram imunizadas em todo o mundo, sem que nenhum tipo de problema tenha sido observado. É algo que transcende a proteção da mulher e que pode, de fato, salvar a vida do seu bebê”, finaliza Mayra.

Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Check Also

cancer-de-mama

Estratégia de combate ao câncer de mama

Pesquisa liderada por brasileiros e divulgada na revista Nature Communications propõe uma estratégia combinada de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *