Desde terça-feira, 2 de abril, a população da cidade de São Paulo passou a contar com o apoio do Corpo de Bombeiros para reforçar os trabalhos de poda e corte de árvores e de atendimento pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O custo da Operação Delegada é 100% pago pela Prefeitura.
O programa é realizado por meio de um convênio entre a Prefeitura, que paga a gratificação aos profissionais, e o Governo do Estado para que agentes da Polícia Militar reforcem o policiamento na cidade durante suas folgas. Guardas-civis municipais (GCMs) também atuam no programa. Após uma lei do prefeito Ricardo Nunes aprovada no fim do ano passado, os bombeiros passaram a integrar a Operação Delegada. O foco da atuação é aumentar a segurança e reorganizar o espaço público.
A adesão ao programa é voluntária. Para os trabalhos de poda e corte de árvores, serão destacados 6 bombeiros, que utilizarão os dois caminhões do modelo autoplataforma fornecidos pela Prefeitura em novembro de 2023 para auxiliar na poda de árvores. A Prefeitura investiu R$ 1,6 milhão na compra dos veículos, que são inéditos na corporação e semelhantes às unidades usadas por empresas de energia elétrica, por terem capacidade de alcançar grandes alturas graças ao braço de articulação que sobe 14 metros e gira até 360 graus.
Nos casos de poda e corte de árvores, deverá ser seguida a doutrina contida nos manuais do Corpo de Bombeiros, em que serão seguidos os seguintes passos: analisar a situação; reconhecer o local; identificar a árvore; estabelecer medidas de segurança; isolar a área (se necessário); evacuar imóveis (se necessário); solicitar apoio (se necessário); executar o corte ou poda. Fonte: capital.sp.gov.br
Home / Comunidade / Bombeiros vão reforçar poda de árvore e atendimento do SAMU na Operação Delegada
Tags Bombeiros SAMU na Operação Delegada
Check Also
A CEIA DE NATAL
O Senhor Venceslau e Dona Olga, cristãos de carteirinha, mantiveram por décadas a tradição de …