Com as mudanças climáticas e o aumento das temperaturas em todo o mundo, a chegada do verão traz alguns alertas em relação à saúde. Um deles é em relação à desidratação e hipertermia, o aumento exagerado da temperatura corporal. A atenção deve ser redobrada com as crianças, os idosos e animais domésticos, com cuidados em relação à exposição ao sol e à hidratação.
A temperatura considerada segura ao metabolismo e funções vitais para os humanos oscila entre 36°C e 37,4°C. No estado de hipertermia, essa temperatura pode ultrapassar os 40°C. Diferente da febre, no entanto, que ocorre por razões como infecções virais ou bacterianas, na hipertermia o que ocorre é uma falha dos mecanismos de controle térmico por conta do excesso de calor, o que por sua vez pode levar ao desregulando de outras estruturas como sistema nervoso central, músculos, vasos sanguíneos e a pele, já que todos atuam em conjunto para dissipar o calor recebido do ambiente. Dependendo do grau que chegar, a hipetermia pode até mesmo levar a óbito.
Sede, dor de cabeça, vômito, sonolência, taquicardia, pressão baixa, confusão mental e perda de consciência são os principais sintomas da hipertermia. Além dos efeitos das temperaturas elevadas, outros fatores podem levar ao quadro de hipertermia, como ficar confinado em veículo exposto ao sol, sem ventilação adequada, uso de drogas, prática exagerada de exercícios físicos extenuantes e alguma doença ou tumor do Sistema Nervoso Central.
A melhor forma de se proteger é evitando a exposição e a prática de atividades físicas ao sol, especialmente nos horários entre 10h e 16h, além da ingestão adequada de água.
Dicas simples para manter-se hidratado no verão: beba água, consuma alimentos ricos em água, diminua o consumo de sal e evite bebidas alcóolicas (se for beber, o ideal é não exagerar na quantidade e ingerir água entre os goles das bebidas alcóolicas. Isso auxilia no processamento do álcool pelo fígado e evita a ressaca).
O ideal é, além da água, ingerir sucos naturais, água de coco e chás gelados que vão ajudar o corpo na hidratação e melhor funcionamento do organismo. Bebidas isotônicas também ajudam a repor nutrientes importantes principalmente após a prática de atividade física. No entanto, não deve ser consumida em grande quantidade. Fonte: capital.sp.gov.br
Home / Saúde e Estética / Beber água é apenas um dos cuidados para se evitar desidratação e hipertemia
Check Also
Aplicativo pode ajudar deficientes auditivos a consumir música
Com o intuito de incluir as pessoas que possuem alguma deficiência auditiva no universo sonoro …