Home / Comunidade / Atividades comerciais serão retomadas na capital aos finais de semana
capa

Atividades comerciais serão retomadas na capital aos finais de semana

Após melhora nos indicadores de controle da pandemia de Covid-19 na cidade de São Paulo, a partir deste sábado (6) a Prefeitura poderá liberar o atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais, das 6h às 20h, durante todo o final de semana e aos dias úteis. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (3), durante coletiva de imprensa do Governo Estadual, responsável pelo Plano São Paulo para a retomada econômica.
“Nós estamos, felizmente, neste momento de estabilização e início de redução da transmissão, mas ainda em um patamar muito alto, semelhante àquele que nós tínhamos entre julho e agosto do ano passado. Precisamos continuar adotando os devidos cuidados”, alertou o coordenador do Centro de Contingência Covid-19, Paulo Menezes.
De acordo com a classificação atual, junto com a cidade de São Paulo, 82% da população do estado está na fase laranja. Além dos municípios da Grande São Paulo, a decisão beneficia as regiões de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto e Sorocaba.
“Tivemos, felizmente, queda no número de internações tanto em leitos primários como os de UTI, o que nos permite suspender a decisão de fechamento de atividades econômicas já neste final de semana”. A redução de hospitalizações por COVID-19 foi de 11%. “Isto, porém, não deve compreender falta de cuidado e de atenção para que as pessoas estejam protegidas, assim como funcionários dos estabelecimentos”, reforçou.
A próxima reclassificação do Plano SP está prevista para esta sexta-feira (5), com vigência a partir da próxima segunda-feira (8). Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos estão disponíveis no site saopaulo.sp.gov.br/planosp e devem ser cumpridos com rigor.
Etapa Laranja – Na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings e concessionárias, escritórios podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade, com início às 6h e encerramento às 20h. Os parques também estão liberados nesta fase.
O consumo local em bares está totalmente proibido. A venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência só pode ocorrer entre 6h e 20h. Somente a partir da fase verde que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem restrições.

Check Also

peso-paterno

Fapesp: Peso paterno influencia o tamanho da criança ao nascer

Estudo realizado com 89 pares de pais e filhos mostrou haver uma associação entre o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *