Nem sempre dá para descongelar alimentos correndo. Aprenda a usar a técnica sem prejudicar a qualidade da refeição. Descongelar do jeito certo garante frutas e alimentos com propriedades nutricionais originais. Para conservar as propriedades nutricionais, a textura e sabor dos alimentos e manuseá-los de modo seguro, o descongelamento deve ser feito lentamente. Tentar acelerar o processo, com água ou calor, pode comprometer o resultado. Na pressa, o cozinheiro pode acabar estragando as propriedades do alimento, jogando fora suas fibras e vitaminas e deixando-o com um sabor terrível. Além do risco de haver proliferação de bactérias e fungos nos alimentos, uma vez que ficam expostos. Aprenda os cinco mandamentos para descongelar sem erros. As dicas são da culinarista Maria Helena Zachi, especialista em conservação de alimentos, de São Paulo.
1. Do freezer para a geladeira – Descongelar alimentos em temperatura ambiente, apenas tirando-os do freezer e colocando-os sobre a pia, pode ser mais rápido. Mas não é o melhor. Use a geladeira para descongelar. Programe-se com antecedência para esperar o processo acabar e, assim, a comida ficará mais protegida contra bactérias. Comidas expostas ao clima podem passar direto, em questão de minutos, de descongelada a estragada.
2. Não coloque produtos sob a água – Isso também pode acelerar o descongelamento mas é aí que vão embora muitas vitaminas do alimento e, na grande maioria das vezes, também o sabor, pois a comida fica encharcada. Isso sem falar no desperdício de água. A melhor escolha ainda é descer o alimento do freezer para a geladeira calculando o tempo. Para carnes (que são as peças mais difíceis de descongelar), fica assim: de 3 a 5 Kg: 1 a 2 dias de geladeira; de 5,5 a 7 Kg: entre 2 e 3 dias e de 7 a 10 Kg: entre 3 e 4 dias
3. Fique longe das ferramentas – Não use facas, espátulas ou martelos para quebrar as porções de comida que foram congeladas. Isso servirá apenas para destroçar filés ou legumes inocentes que, quando afinal estiverem na temperatura ideal, terão perdido forma e estrutura para cozinhar, assar ou fritar.
4. O fogão como aliado – Certos alimentos podem, sim, ir direto do freezer para o cozimento. É o caso de carnes moídas, hambúrgueres ou salsicha, por exemplo. Caldos e sopas também podem ser retirados do pote de congelamento e ir direto derreter no caldeirão. Isso não afeta suas propriedades nutritivas.
5. Se há pressa mesmo, apele – Se o bloco gelado se recusa a voltar à vida, uma opção é utilizar a função de descongelamento do micro-ondas (leia no manual do forno o tempo ideal para cada tipo de alimento). Alguns produtos, é bom dizer, não mantém a textura, aroma ou o sabor que teriam ao descongelar apropriadamente na geladeira. A pressa traz essa imperfeição.