A amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida reduz a mortalidade infantil por doenças como diarreia e pneumonia. Ela evita infecções ou diminui a gravidade das doenças que o bebê possa pegar.
Os bancos de leite são de extrema importância para os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. A depender do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado.
Além de proporcionar a entrega de um alimento rico em vitaminas, substâncias anti-inflamatórias e outros nutrientes para o bebê, o aleitamento traz benefícios também para a mãe!
E para doar não é necessário ter excesso de leite! Qualquer mulher que esteja amamentando, saudável e não tome remédios que afetam o leite pode doar. A produção de leite humano obedece à lei da demanda, ou seja, quanto mais leite é retirado (para doação ou sugado pelo seu bebê) mais leite é produzido.
Confira neste episódio do programa “Dona de Mim” (https://youtu.be/BtbMuBHVCYM), do canal da Secretaria Municipal da Saúde no Youtube, uma entrevista com Juliana Miranda, coordenadora do banco de leite humano do Hospital Municipal Maternidade-Escola da Vila Nova Cachoeirinha. Ela fala sobre o Agosto Dourado e os benefícios da amamentação para as mães e os bebês. Fonte: capital.sp.gov.br
Check Also
Equipes do Consultório na Rua atuam em todas as regiões da cidade
Além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para …