Home / Cultura / Aluna de Enfermagem da UNIP campus Norte conquista 1º lugar em processo seletivo para Residência em Oncologia do Hospital AC Camargo
unip

Aluna de Enfermagem da UNIP campus Norte conquista 1º lugar em processo seletivo para Residência em Oncologia do Hospital AC Camargo

“Penso que a Enfermagem consiste em oferecer para o outro o que há de melhor em você, é zelo, cuidado, carinho, empatia, equidade, sabedoria e amor. É proporcionar ao próximo o alívio dos sintomas e do sofrimento, mas também promover o bem-estar e a qualidade de vida, estar presente em fases diversas do desenvolvimento dos nossos pacientes e criar vínculos que nos marcam para sempre”.
Enfermeira Stéphany Maiza dos Santos Macedo
Stéphany Maiza dos Santos Macedo, recém-graduada em Enfermagem pela UNIP da zona Norte da capital paulista, foi aprovada em primeiro lugar no Processo Seletivo para Residência em Oncologia no Hospital A.C. Camargo, também conhecido como Hospital do Câncer, referência mundial no diagnóstico, tratamento e pesquisa da doença.
O feito certamente engrandecerá sua carreira, que está apenas começando. Com apenas 21 anos, Stéphany faz parte de uma família de profissões diversas, mas nenhuma delas da área da Saúde, mas sua afinidade por Biológicas, desde sua adolescência, somada a um caráter maternal mostrou-lhe que sua vocação estava mesmo na dedicação ao outro.
Analisei e entendi o que é a profissão, fiquei apaixonada e passei a não me ver fazendo outra coisa. Já estudando na UNIP, tive certeza de que realmente era isso que eu gostaria de fazer pelo resto da minha vida; tive contato com professores incríveis que me ajudaram durante toda a graduação e passei por experiências no estágio que me amadureceram e me prepararam profissionalmente”, relata a jovem enfermeira.
O processo seletivo para a residência em Oncologia no A.C. Camargo é rigoroso e este ano ofereceu quatro vagas para 79 inscritos. Foram três fases de seleção:
1.   Prova Objetiva: composta por 50 questões, majoritariamente sobre oncologia.
2. Análise Curricular: é analisada a jornada acadêmica, como participação de ligas, estágios extracurriculares, publicações de artigos, entre outros.
3. Entrevista e Resolução de Case Situacional: entrevista com enfermeiros da área e profissionais do RH e resolução de um caso que simulava situações que podem ocorrer durante a residência.
Para quem deseja seguir os passos de Stéphany, saiba que além das aulas, ela estudava normalmente até quatro horas a mais por dia. Lia livros adicionais aos exigidos pelo curso, assistia vídeoaulas e resolvia questões de exames anteriores de residências multiprofissionais e de concursos.
“Sugiro aos meus colegas que aproveitem o máximo possível o conteúdo da graduação, a experiência e o conhecimento dos professores. E que, ao se identificar com alguma área específica da Enfermagem, busquem se aperfeiçoar nela para aprofundar seus conhecimentos e se destacar no mercado de trabalho. Há diversas opções, como as residências, pós-graduações, cursos de capacitação, ete, sem deixar de lado, é claro, o planejamento ainda na universidade para as próximas fases e escolhas de suas carreiras”, conclui.

Check Also

celular

Projeto que proíbe celulares nas escolas em SP é aprovado e segue para sanção do governador

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em votação ocorrida nesta terça-feira, 12 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *