De acordo com recente pesquisa, alimentos orgânicos possuem mais antioxidantes do que alimentos convencionais, além de apresentarem níveis menores de metais e pesticidas.
Os antioxidantes são substâncias capazes de retardar o envelhecimento das células e estão relacionados à diminuição do risco de doenças crônicas, incluindo as doenças cardiovasculares e o câncer.
Para o cultivo de alimentos orgânicos não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.
O alimento tem que ser plantado em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza os conhecimentos sobre uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais, assim como a conservação do meio ambiente. Não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente.
Naturalmente, as plantas já produzem antioxidantes para se proteger de pestes e doenças, mas quando cultivadas com pesticidas, não há mais essa produção, pois já existe alguma substância externa protegendo-a.
Veja alguns resultados interessantes de pesquisas:
– A alimentação orgânica pode aumentar em até 60% no consumo de antioxidantes em comparação à alimentação convencional – isso pode significar de 1 a 2 porções extras de frutas e verduras por dia;
– A quantidade de flavonoides, importante antioxidante presente nos alimentos, está presente em maior quantidade nos orgânicos e está associada a um menor risco de derrame;
– Em alimentos convencionais, o nível do metal pesado é 40% maior que em orgânicos.
Os alimentos orgânicos são melhores para a saúde, e também participam do equilíbrio ambiental, proteção dos ecossistemas, manutenção do solo e redução da poluição. Os alimentos orgânicos não têm resíduos químicos e possuem mais nutrientes que os alimentos “convencionais”!
Uma solução prática e barata é a realização de hortas em casa, onde você terá certeza do que está comendo.
Outra ideia é procurar saber onde se encontra a feira orgânica mais próxima da sua casa. Ou entre no site do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) – http://www.idec.org.br/feirasorganicas – e veja as opções de feiras orgânicas nas principais cidades do país.
Procure consumir mais alimentos orgânicos, pois isso contribui para a preservação do meio ambiente, para a agricultura familiar e, ainda, é muito mais saudável!