Home / Saúde e Estética / Ação inovadora no combate à dengue, com aplicação de larvicida, via drone, na Vila Jaguara
vila-jaguara

Ação inovadora no combate à dengue, com aplicação de larvicida, via drone, na Vila Jaguara

Durante as ações do Dia D de Combate à Dengue na capital, realizada no dia 3 de fevereiro, na Vila Jaguara, uma força-tarefa, organizada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), incluiu a eliminação dos focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, realizando uma ação inovadora: a utilização de um drone gigante para pulverizar larvicida nos terrenos e imóveis em condição de abandono da região.
O prefeito Ricardo Nunes destacou que foi identificada a necessidade de acrescentar o uso desta tecnologia ao trabalho convencional em determinados pontos da cidade, como imóveis fechados, pois o processo legal para a Vigilância Sanitária ter acesso a esses locais é muito demorado. “Aqui em Vila Jaguara identificamos que os casos de dengue dobraram, devido ao grande número de pontos inativos. Com o drone, é possível pulverizar o inseticida e alcançarmos nosso objetivo, que é o controle epidemiológico”.
O prefeito também destacou que, além do uso do equipamento, a Administração Municipal está ampliando suas ações de combate à dengue. “Tínhamos 30 veículos para aplicação do fumacê e compramos mais 30. Tínhamos 2 mil agentes e hoje temos 12 mil”.
Sinais importantes: é preciso ficar atento ao começar a ter febre alta, dores no corpo e articulações, dores atrás dos olhos, mal-estar e falta de apetite, além de dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo, pois estes são os principais sintomas de dengue. Para ter acesso à unidade de saúde mais próxima, basta clicar neste link da plataforma Busca Saúde.
Os dados de notificações, óbitos e outros indicadores sobre dengue e chikungunya são públicos e podem ser observados na página Boletins Epidemiológicos do site da SMS. Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

museica

Aplicativo pode ajudar deficientes auditivos a consumir música

Com o intuito de incluir as pessoas que possuem alguma deficiência auditiva no universo sonoro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *