Home / Comunidade / Abrigo Amigo: chamados em pontos de ônibus crescem até 78% aos domingos
abrigo-amigo

Abrigo Amigo: chamados em pontos de ônibus crescem até 78% aos domingos

O projeto Abrigo Amigo, parceria do Governo de SP com a empresa de mídia digital Eletromidia, recebeu 1.587 chamadas solicitando companhia no primeiro ano de funcionamento. Só em 2024, foram 939 acionamentos. A iniciativa oferece apoio a mulheres e outras potenciais vítimas de violência em pontos de ônibus da capital paulista.
A demanda pelo serviço cresce até 78% aos domingos comparado aos demais dias da semana. A incidência mais significativa de chamados ocorre no intervalo entre 20h e 0h, momento em que as pessoas estão iniciando ou encerrando seus turnos de trabalho.
“O Abrigo Amigo é uma tecnologia, que atua de forma humanizada, que se torna um aliado no enfrentamento da violência contra a mulher. Uma solução criativa que permite que as mulheres que estão sozinhas no ponto de ônibus tenham uma companhia e mais segurança. Ele se junta a outras tantas políticas públicas do movimento São Paulo por Todas para ofertar uma rede de proteção, acolhimento e emancipação financeira para mulheres que sofrem de violência no estado de São Paulo”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.
O projeto Abrigo Amigo se concentra no centro e foram mapeados a partir das regiões classificadas como mais sensíveis no período noturno, especialmente para o público feminino. O serviço também está disponível em pontos da Rua da Consolação e das avenidas Rangel Pestana e Nove de Julho.
Por meio de um painel digital, os solicitantes podem participar de uma videochamada com uma atendente do programa. Para isso, basta pressionar um botão presente na tela digital.
O Abrigo Amigo pode ser usado para situações de emergência. Nesse caso, a atendente pode acionar a polícia ou o socorro médico. Os pontos de ônibus beneficiados contam com câmera noturna, microfone, sensor de presença e conexão à internet. A passageira e a atendente conseguem conversar olhando uma para a outra. A atendente consegue visualizar o ponto de ônibus onde a passageira está e a movimentação ao redor dela.
Como funciona o Abrigo Amigo? Para iniciar a chamada, basta a pessoa pressionar um botão na tela do painel digital. O equipamento tem conexão direta com uma central de atendimento, com funcionamento das 20h às 5h. Com o acionamento, a atendente consegue visualizar o ponto de ônibus onde a passageira está e a movimentação ao redor dela. As funcionárias são preparadas para acionar serviços de segurança pública e saúde durante situações de emergência.
O projeto Abrigo Amigo foi destaque no ano passado em Cannes com os prêmios Leão de Ouro na categoria Mídia e Leão de Bronze em Experiência de Marca. A iniciativa é da Eletromidia em parceria com o Governo de São Paulo.

Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Check Also

hacasos

A CEIA DE NATAL

O Senhor Venceslau e Dona Olga, cristãos de carteirinha, mantiveram por décadas a tradição de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *