Todos os moradores da região da Lapa utilizaram ou conhecem alguém que precisou do pronto atendimento do AMA no último ano, ainda mais na época da dengue; O AMA é o único aparelho de saúde intermediária da região que funciona 24 horas por dia, de domingo à domingo, para atender urgências de baixa complexidade sem a necessidade de agendamento, seu diferencial é a ortopedia, que está disponível durante o dia, radiografias e eletrocardiograma; em 2024 recebeu o selo unidade amiga do coração por ser referência no tratamento do infarto agudo do miocárdio.
O AMA atende em média 12 mil pacientes por mês, chegando no pico de 20 mil pessoas em abril de 2024. Atualmente a região da Lapa conta com três importantes reformas que vão ampliar em muito a quantidade do nosso atendimento, a UPA da Lapa que será inaugurada em breve na frente do pronto socorro da Queiroz filho, a nova UBS da Vila Ipojuca que voltará pra Vila na rua Sepetiba e o novo Hospital Sorocabana que foi fechado em 2010 em decorrência de problemas financeiros e municipalizado num acordo feito com o estado.
“O ponto central dessa matéria é o Hospital Sorocabana, com sua reforma e ampliação ele não contempla mais o AMA dentro do complexo, por uma questão de fluxo a porta de entrada do hospital será feita por um novo pronto socorro que atenderá os pacientes urgentes da região como faz o PS da Lapa; devemos nos atentar que o atendimento de pronto socorro é diferente do atendimento do AMA, portando nossa população deve se organizar pra reivindicar a continuidade desse serviço num novo local, isso não é algo que acontecerá imediatamente. A reforma do hospital está prevista para entrega em 2030, até lá haverão várias mudanças gradativas; o centro de reabilitação está em tratativas para ganhar um novo endereço e o AMA precisará passar por esse processo futuramente. 2024 foi um ano excelente para os pacientes do AMA, temos uma nova gestão que deu continuidade ao aprimoramento de vários processos que estavam sendo implantados, ganhamos um novo laboratório, que é o container que fica ao lado da farmácia, o que diminuiu significativamente o tempo de espera dos pacientes pelo resultado dos exames, agora temos pulseiras de classificação de risco, que ajudam o paciente a visualizar o motivo de alguém ser atendido prontamente, houve uma reorganização do fluxo, pediatria agora fica no piso superior, facilitando para os pacientes e funcionários se encontrarem dentro da unidade, todas essas mudanças levaram a uma diminuição no tempo de espera que foi reduzido quase pela metade; para 2025 estamos nos preparando para o novo ciclo da dengue, se necessário a tenda que foi tão importante para o atendimento em 2024 será novamente erguida, continuaremos os processos de aprimoramento e certificação para atender cada vez melhor a diversidade de pessoas que nos procuram para o mais variado tipo de urgências”.
“Vamos lutar pelo AMA, pois ele está cada vez melhor e precisamos manter essa conquista para nossa região, nosso conselho está atento e atuante para que a população não perca este aparelho de saúde tão importante”. Eduardo Seyrer – Conselho de usuários do AMA Sorocabana
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