Home / Saúde e Estética / A importância da vacinação contra doenças respiratórias no inverno
vacinacao

A importância da vacinação contra doenças respiratórias no inverno

Pensando na proteção contra os vírus respiratórios durante o inverno, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alerta a população para a importância da imunização contra influenza, vírus causador da gripe.
Com a chegada do inverno, surge também o aumento dos casos de doenças respiratórias como, resfriado, bronquite, sinusite, gripes, além de suas variações como o H1N1 e H3N2, sendo a vacinação a forma mais eficaz de se proteger.
O vírus da influenza circula durante todo ano, entretanto, é no inverno que essa circulação se intensifica devido às baixas temperaturas e ar seco que propiciam a transmissão. A permanência em locais fechados ou semifechados e sem ventilação natural, como creches, escolas e o ambiente domiciliar, também facilita a propagação dos vírus. Enquanto o ar seco age no ressecamento das vias respiratórias deixando o sistema imunológico mais vulnerável a microrganismos invasores, as baixas temperaturas propiciam a sobrevida e a transmissão do vírus, por isso é tão importante a vacinação para se prevenir nesse cenário.
Como se proteger contra doenças respiratórias? Além de manter a caderneta vacinal em dia, também é fundamental seguir algumas regras como: Higienização frequente das mãos e objetos; Mantenha o ambiente arejado; Beber bastante água e manter-se hidratado; Ter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes; Manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeiras e mofos, entre outros.
O Governo de São Paulo, por meio da SES/SP, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A plataforma esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: www.vacina100duvidas.sp.gov.br

Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Check Also

colesterol

Atendimentos a pacientes com colesterol alto cresce 41% no SUS de SP

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *