Home / Saúde e Estética / Atividade física é grande aliada na prevenção do câncer
atividade-fisica

Atividade física é grande aliada na prevenção do câncer

Incluir o esporte na rotina de uma pessoa pode, além de oferecer inúmeros benefícios à saúde, combater graves doenças, como depressão, deficiências físicas e câncer. Existem diversas modalidades para todos os gostos e necessidades, seja um com mais ou menos contato físico.
Manter um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes maneiras de prevenir. A prática de atividade física contribui bastante para manter uma boa forma corporal. É importante, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim ou buscar modalidades como a corrida de rua, ginástica, musculação, entre outras.
O Vôlei, por exemplo, é o segundo esporte mais praticado entre os brasileiros. A modalidade foi criada em 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O objetivo de Morgan era criar um esporte sem contato físico entre os adversários para minimizar os riscos de lesões. A modalidade ganhou popularidade rapidamente e ganhou uma federação internacional em 1947, além disso, entrou para o cronograma de esportes olímpicos em 1952. Com isso, nasceram algumas variações como o Vôlei de Praia e Vôlei adaptado para os idosos.
A prática de vôlei além de trazer benefícios para o corpo, também traz para a mente, contribuindo com a saúde e bem estar de todos que são atletas de alto rendimento ou amadores.
A Secretaria de Esportes e Lazer (SEME) oferece gratuitamente para toda a população da Cidade de São Paulo aulas para os interessados em jogar Voleibol nos Parques e Centros Esportivos.
Ainda segundo o INCA, existem outras maneiras de prevenção contra o contra o câncer, como por exemplo não fumar, tomar a vacina contra hepatite B, evitar a ingestão de bebida alcoólica, dentre outros hábitos.
Além de tudo isso, é importante fazerem exames preventivos. Para as mulheres entre 25 e 64 do colo do útero a cada três anos e mamografia todos os anos a partir dos 50 anos. Os homens a partir dos 50 anos devem fazer o exame de próstata todos os anos. A secretaria de saúde estadual (www.saude.sp.gov.br/) e municipal (www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/) de São Paulo oferecem auxilio para realização de todos os exames preventivos gratuitamente e fazem campanhas para apoiar a prevenção como Outubro Rosa e Novembro Azul.
Confira todas as modalidades e atividades oferecidas nos centros esportivos da cidade de São Paulo: Zona Leste (https://bit.ly/3oAmdXL), Zona Oeste (https://bit.ly/3HFFzlJ), Zona Sul (https://bit.ly/3HG7Fgr), Zona Norte (https://bit.ly/3Bgkj3t) e Região Central (https://bit.ly/3uDrSjC). Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

consultoria-na-rua

Equipes do Consultório na Rua atuam em todas as regiões da cidade

Além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *