Home / Comunidade / Moradores da City Lapa pedem providências em relação ao Pelezão e serviços de zeladoria
moradores

Moradores da City Lapa pedem providências em relação ao Pelezão e serviços de zeladoria

Por meio de uma videoconferência, realizada no dia 26 de janeiro, alguns moradores da City Lapa demonstraram preocupação com algumas situações que têm afetado o bairro.
O Centro Esportivo Pelezão, por exemplo, segundo Custódio Pereira, está sem os devidos cuidados e com infestação de insetos propagadores de doenças e descuido com a vegetação e árvores.
Além disso, com o acolhimento de moradores em situação de rua com sintomas da Covid-19, por uma decisão que envolveu as secretarias da Assistência Social, Esportes e Saúde, a comunidade se vê novamente na iminência de ficar privada do uso do clube para a finalidade pela qual foi criada. “Não somos contra o acolhimento desse público, mas questionamos o local escolhido para este fim”, acrescenta João Henrique de Oliveira.
Já Rita Maria Arena Mismetti, diretora-financeira da Associação dos Amigos e Moradores pela Preservação do Alto da Lapa e Bela Aliança (Assampalba), destacou também o uso indiscriminado das vielas do bairro por motociclistas, depois que os obstáculos que haviam nos extremos foram retirados.
Pelezão – Em vídeo, o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr. confirma o uso da quadra poliesportiva do Pelezão como centro de acolhida, com capacidade para atender 100 pessoas. O atendimento à população em situação de rua será prioritária, de forma humanizada e com toda a retaguarda e condições para que eles se recuperem plenamente. “A situação de Covid na cidade tem nos mostrado a urgência de novas medidas”, diz. Porém 100% da comunidade local e frequentadores do clube são contrários ao acolhimento neste local, 100%!
Até o fechamento desta edição, não tivemos retorno da Secretaria Municipal de Esportes.
moradores_2Vielas e podas de árvores – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Lapa, informa que as vielas localizadas nas ruas Pio XI, Duarte da Costa, Saldanha da Gama e Tomé de Souza receberão obras de melhoria que contemplarão a reforma do pavimento e a implantação de jardineiras para acesso exclusivo aos pedestres, sendo a atual situação transitória. Até o fim de fevereiro, as jardineiras substituirão as barreiras metálicas existentes em algumas das vielas.
Quanto às árvores, de janeiro a dezembro de 2021, alega que já podou mais de 3 mil em toda a região, com a expectativa de que este número aumente neste ano. No final de 2021, foram iniciados exames de tomografia nas árvores da região para determinar a necessidade de corte ou não. Por meio deles, é mapeado o interior da árvore e suas raízes, o que possibilita a prevenção de quedas.
Esclarece ainda que a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) tem investido na ampliação de equipes de poda, o que resultou na redução do tempo médio de atendimento das solicitações pela Central 156, em torno de 86%, atingindo 68 dias.
Os munícipes podem fazer a solicitação para manejo em árvores nos canais de atendimento 156 ou site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal.

Check Also

usp

USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio

Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *