Allegra Pacaembu e UMusic Hotels, joint venture entre a Universal Music Group, líder mundial em entretenimento baseado em música, e a Dakia U-Ventures, grupo de investimentos em entretenimento-hotelaria, anunciaram hoje acordo para criar um hotel no Complexo do Pacaembu e contribuir para transformá-lo em um centro de experiências e entretenimento.
“Queremos que a Arena Pacaembu seja redescoberta como um destino na cidade, assim que seja atualizada e se transforme em um polo de experiências culturais, esportivas e de lazer”, disse Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu. “São Paulo é uma cidade musical, e é natural que a música faça parte desse projeto”.
O novo Pacaembu será um centro de atividades culturais e de bem-estar social que funcionará como um promotor de entretenimento ao vivo e de experiências em torno do esporte e da música. O local histórico em uma das melhores localizações da área central de São Paulo consistirá em 40.000 m² de novos espaços que compreenderão diferentes tipos de instalações esportivas, um hotel de luxo integrado ao estádio e uma instalação de eSports. Entre as outras atrações complexas estarão estúdios de gravação, espaços de escritórios, locais para colaboração em inovação digital, lojas de varejo e ofertas de alimentos e bebidas experienciais.
A UMusic Hotels fará a gestão dos diferentes componentes do empreendimento, como hotel, espaços criativos, ativações de alimentos e bebidas inspirados no patrimônio cultural de São Paulo e servirá como centros criativos nas comunidades, promovendo a mudança social por meio da inovação e do poder da música. O Pacaembu seria o primeiro hotel do país com essa nova coleção global de propriedades vivenciais baseadas na música.
“Acreditamos que em cada destino existe um lado de uma história a ser contado, e São Paulo é uma cidade que, através da sua cultura e música, ajudará as pessoas a descobrirem formas de canalizar o seu amor pela música e pelas artes em algo maior. Estamos entusiasmados em fazer parte deste projeto, pois o Pacaembu será a âncora que capacitará as comunidades em São Paulo e no Brasil”, disse Robert Lavia, CEO da UMusic Hotels.
No ano que passou, a UMusic Hotels anunciou locais a serem inaugurados em breve, como Atlanta, Georgia e Biloxi, Mississippi nos EUA e Barranquilla na Colômbia, que serão capazes de galvanizar comunidades por meio de experiências musicais imersivas e outras ativações de entretenimento. O hotel contará com um espaço que acomoda até 8.500 pessoas para receber apresentações musicais, eventos corporativos e outras atividades de entretenimento.
Outros espaços do Pacaembu também serão aproveitados, como a quadra de tênis coberta e a academia poliesportiva, que serão reformadas. Eventos no gramado também serão possíveis, com uma arquitetura especial e uma inovadora engenharia acústica. Serão utilizados alto-falantes paramétricos, permitindo que as ondas sonoras sejam direcionais, propagando-as somente para o interior da arena do Pacaembu.
“Muito se fala em arenas polivalentes. Nosso conceito é diferente. O Pacaembu será um complexo multi arenas. Além do estádio, teremos um grande centro de eventos e convenções, uma das maiores arenas de eSports do planeta, a academia poliesportiva, o centro de tênis e a piscina olímpica, com capacidade de 1.500 a 25.000 lugares”, afirma Rafael de Carvalho, diretor da concessionária e arquiteto responsável pela obra.
Além disso, a Sound Diplomacy, parceira da UMusic Hotels, apoiará o desenvolvimento deste novo bairro de entretenimento no Pacaembu, realizando extensas pesquisas e mapeando a economia musical da cidade de São Paulo. Este trabalho apoiará a cidade na implementação de uma estratégia musical robusta e igualitária e na medição do valor econômico e social do projeto. Os dados e evidências ajudarão no processo de tomada de decisão e na reimaginação de cada local e da área como um todo, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento de artistas e talentos, usando desde pequenos espaços até o próprio estádio.
Obras em andamento – As obras de reforma, restauro e modernização no Complexo do Pacaembu foram iniciadas no dia 29 de junho de 2021, com duração prevista de 28 meses. Todas as edificações originais serão respeitadas, restaurando, recuperando e atualizando a arquitetura original da década de 1940, seguindo sempre as diretrizes dos conselhos estadual e municipal de preservação do patrimônio.
Check Also
USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio
Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …