A Dimep abre suas portas para a 48ª Retrospectiva do Museu do Relógio, um evento anual que sempre ocorre no feriado de 15 de novembro, única data do ano em que o Museu fica aberto em um final de semana e feriado. Ou seja, é uma oportunidade única para quem não pode visitá-lo durante a semana.
Fruto do sonho e da dedicação de seu fundador, o Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta é o único do gênero na América Latina e existe desde 1975. Em sua 48ª Retrospectiva, o Museu expõe relógios de todas as partes do mundo, de várias épocas e lugares distintos.
O grande destaque desta retrospectiva é o Relógio Galileu Galilei. Diz a história que, Galileu Galilei, observando o movimento de oscilação de um lustre na Catedral de Pisa, descobre e aplica a lei do Pêndulo. A relojoaria recebe, então, uma das maiores contribuições, em termos de medição precisa.
Em 1640, Galileu Galilei, com 76 anos e já cego, dita a seu filho e a seu aluno, Viviani, todos os detalhes que permitiram desenhar o célebre Relógio de Galileu, já provido de um pêndulo e um escapamento livre.
A fabricação dos relógios de pêndulo começou em 1657 por obra de artesãos holandeses e teve rápida difusão. A partir do século XX, este instrumento foi superado em precisão pelo relógio a quartzo e depois pelo relógio atômico, mas continua até hoje a ser reconhecido pelo seu valor estético e artístico.
Convidamos você a conhecer o Relógio Galileu Galilei e muitas outras peças do acervo adquiridas ao longo de mais de 70 anos pelo Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta.
48ª Retrospectiva do Museu do Relógio
Data: 12 a 15 de novembro de 2021. Horário: das 10h às 17h
Local: DIMEP – Avenida Mofarrej, 840. Vila Leopoldina
Entrada Gratuita. Se preferir, agende uma visita: (11) 3646-4000
Sobre o Museu do Relógio – Detentor de um acervo de mais de 600 peças vindas de todas as partes do mundo, o Museu do Relógio foi fundado em 1950 pelo Prof. Dimas de Melo Pimenta, também fundador da DIMEP, a partir de uma coleção pessoal. Hoje, graças a aquisições próprias e doações, seu numeroso catálogo inclui modelos históricos, variados e curiosos, que agradam a todo tipo de público: do aficionado por relojoaria aos admiradores de museus; do público acadêmico de diversos setores a crianças e jovens estudantes, que se divertem muito com os modelos Cuco.
Home / Cultura / Dimep abre a 48 Retrospectiva do Museu do Relógio com Relógio Galileu Galilei como tema
Check Also
Projeto que proíbe celulares nas escolas em SP é aprovado e segue para sanção do governador
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em votação ocorrida nesta terça-feira, 12 …