A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e por orientação do Ministério da Saúde (MS), prorrogou, até 30 de novembro, a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos. O objetivo da iniciativa é atualizar a situação vacinal e diminuir a incidência de doenças imunopreveníveis. A imunização segue nas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
Na primeira etapa da campanha, realizada de 1º a 29 de outubro, foram aplicadas um total de 336.719 doses. Foram atendidas 196.433 pessoas nas UBSs e o total de cadernetas atualizadas atingiu a marca de 136.533. Um cidadão pode tomar mais de uma dose durante a vacinação.
As vacinas contempladas na campanha são: BCG, hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C e ACWY, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV e difteria/tétano.
Além de oferecer o acesso a esses imunizantes, o objetivo dessa ação é atualizar a caderneta das crianças e adolescentes até 15 anos, aumentar as coberturas vacinais, e diminuir a incidência das doenças como difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba e meningite meningocócica, entre outras.
Mesmo que a caderneta esteja completa, a SMS recomenda que os postos sejam procurados. Com o passar dos anos, algumas vacinas são atualizadas e uma nova aplicação é indicada. Um exemplo é a vacina meningocócica ACWY, que está disponível para adolescentes de 11 e 12 anos. Fonte: capital.sp.gov.br
Check Also
Domingo é dia de decisão em 2º turno para a Prefeitura de São Paulo
O novo prefeito da cidade de São Paulo será definido apenas em 2º turno, que …