A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) prorrogou, pela segunda vez, o prazo para a população fazer contribuições à consulta sobre a concessão dos parques Villa-Lobos, Candido Portinari e Água Branca, todos localizados na região oeste da capital. Agora, a sociedade tem até o dia 2 de novembro para enviar sugestões. Posteriormente as contribuições serão analisadas para aprimoramento do edital.
A medida da Secretaria aumenta a participação popular além do que prevê a legislação vigente. No total, a consulta pública ficará disponível por dois meses. Este é o projeto com maior prazo de contribuição entre as áreas verdes no processo de concessão.
Também serão realizadas duas reuniões virtuais com acesso público a todos interessados do conselho do Parque Villa-Lobos, no dia 26 de outubro (terça-feira), e com o do Água Branca (Dr. Fernando Costa), no dia 27 de outubro (quarta-feira), ambas excepcionalmente às 17h, para nova apresentação do projeto e esclarecimentos.
Os documentos sobre as três áreas verdes foram publicados em 2 de setembro. Uma audiência pública, com a participação de 140 participantes, foi realizada no dia 16 do mesmo mês, e contabilizou 38 contribuições à época.
A consulta pública visa dar transparência e oportunidade para a sociedade participar no projeto que pretende passar a administração dos parques à iniciativa privada. Além de ampliar as atividades de lazer, educação ambiental, esporte, cultura e turismo nos locais, o objetivo da concessão é revitalizar os equipamentos existentes e instalar novos atrativos, como anfiteatros, restaurantes e cafés.
A medida também permitirá desonerar o Estado dos serviços de vigilância patrimonial, limpeza e manutenção, que ficarão a cargo da concessionária e serão fiscalizados pela Secretaria. Não haverá cobrança de ingressos para entrada nos parques.
Água Branca – O parque da Água Branca conta com uma área de 136 mil m² com 70 edificações. Antes da pandemia, o local recebia 2,9 milhões de visitantes por ano. Localizada na região da Barra Funda, a área verde conta a história da evolução das atividades agrícolas.
A proposta do Estado prevê, entre outras medidas, que o concessionário mantenha as características históricas do parque e requalifique áreas como o aquário e centro de educação ambiental, conhecido como Museu Geológico.
A iniciativa privada deverá manter também o espaço de leitura, a feira de produtos orgânicos e as atividades para a terceira idade.
Villa-Lobos e Candido Portinari – Os parques Villa-Lobos e Candido Portinari são vizinhos. Juntos possuem uma área de 850 mil m² e 33 edificações. Antes da pandemia, mais de 11 milhões de pessoas visitavam os espaços anualmente.
Além da requalificação dos equipamentos existentes, a concessão prevê também melhorias para o impacto do viário e implantação de Serviços e atividades para cultura e lazer previstas no projeto original. Fonte: saopaulo.sp.gov.br
Check Also
Domingo é dia de decisão em 2º turno para a Prefeitura de São Paulo
O novo prefeito da cidade de São Paulo será definido apenas em 2º turno, que …