Home / Saúde e Estética / Parque Villa Lobos emite alerta sobre Artrite Reumatoide
artrite

Parque Villa Lobos emite alerta sobre Artrite Reumatoide

Até domingo (17) acontece uma ação de conscientização sobre o diagnóstico precoce da Artrite Reumatoide (AR). Peças informativas com QR Code serão instaladas em todas as áreas do Parque Villa Lobos, Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, com a descrição dos principais sintomas dessa doença inflamatória crônica autoimune, que acomete cerca de 1% da população mundial, sendo mais comum entre indivíduos com a idade de 35 a 50 anos. A AR pode ser controlada a partir de acompanhamentos médicos aliado à prática de atividades físicas e alimentação saudável, por exemplo.
A intervenção faz parte da campanha “ Eu Tenho Escolha 2021” realizada pela Pfizer com o apoio da Sociedade Brasileira de Reumatologia, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico da artrite reumatoide, além de trazer acolhimento aos pacientes que já receberam o diagnóstico da doença.
O TRATAMENTO
– A terapia medicamentosa específica para o tratamento da artrite reumatoide tem o objetivo de controlar os sintomas e também a progressão da doença. Quanto antes forem administradas, melhores serão suas taxas de resposta e, menores, as sequelas da doença.
– Além disso, ao longo do tratamento pode também haver a necessidade de uma combinação de remédios específicos para controle da Artrite Reumatoide e também, outros medicamentos como os analgésicos ou anti-inflamatórios, para controle sintomático das dores e inflamação.
– No geral, os medicamentos específicos são eficazes e seguros. Após o controle adequado da doença, é necessário manter o tratamento específico. Com este controle da Artrite Reumatoide os sintomas podem ser resolvidos e isso acontece quando se atinge a chamada remissão, que é a fase em que a doença deixa de estar ativa (isso pode durar pouco ou muito tempo).
– Os medicamentos que controlam a doença agem diminuindo a inflamação e suas consequências para as juntas e outros órgãos. São da classe dos imunossupressores que funcionam muito mais como reguladores do sistema imune[ii]. Eles são chamados de MMCDs – medicamentos modificadores do curso da doença.
– Hoje médicos e pacientes podem escolher entre medicamentos sintéticos alvo-específicos ou fabricados por biotecnologia (chamados de biológicos). Esses tratamentos podem ser usados em forma de comprimido, injeção intravenosa ou injeção subcutânea, com resultados e segurança similares, proporcionando mais qualidade de vida para os pacientes com artrite reumatoide.

Check Also

consultoria-na-rua

Equipes do Consultório na Rua atuam em todas as regiões da cidade

Além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *