Até domingo (17) acontece uma ação de conscientização sobre o diagnóstico precoce da Artrite Reumatoide (AR). Peças informativas com QR Code serão instaladas em todas as áreas do Parque Villa Lobos, Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, com a descrição dos principais sintomas dessa doença inflamatória crônica autoimune, que acomete cerca de 1% da população mundial, sendo mais comum entre indivíduos com a idade de 35 a 50 anos. A AR pode ser controlada a partir de acompanhamentos médicos aliado à prática de atividades físicas e alimentação saudável, por exemplo.
A intervenção faz parte da campanha “ Eu Tenho Escolha 2021” realizada pela Pfizer com o apoio da Sociedade Brasileira de Reumatologia, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico da artrite reumatoide, além de trazer acolhimento aos pacientes que já receberam o diagnóstico da doença.
O TRATAMENTO
– A terapia medicamentosa específica para o tratamento da artrite reumatoide tem o objetivo de controlar os sintomas e também a progressão da doença. Quanto antes forem administradas, melhores serão suas taxas de resposta e, menores, as sequelas da doença.
– Além disso, ao longo do tratamento pode também haver a necessidade de uma combinação de remédios específicos para controle da Artrite Reumatoide e também, outros medicamentos como os analgésicos ou anti-inflamatórios, para controle sintomático das dores e inflamação.
– No geral, os medicamentos específicos são eficazes e seguros. Após o controle adequado da doença, é necessário manter o tratamento específico. Com este controle da Artrite Reumatoide os sintomas podem ser resolvidos e isso acontece quando se atinge a chamada remissão, que é a fase em que a doença deixa de estar ativa (isso pode durar pouco ou muito tempo).
– Os medicamentos que controlam a doença agem diminuindo a inflamação e suas consequências para as juntas e outros órgãos. São da classe dos imunossupressores que funcionam muito mais como reguladores do sistema imune[ii]. Eles são chamados de MMCDs – medicamentos modificadores do curso da doença.
– Hoje médicos e pacientes podem escolher entre medicamentos sintéticos alvo-específicos ou fabricados por biotecnologia (chamados de biológicos). Esses tratamentos podem ser usados em forma de comprimido, injeção intravenosa ou injeção subcutânea, com resultados e segurança similares, proporcionando mais qualidade de vida para os pacientes com artrite reumatoide.
Check Also
Equipes do Consultório na Rua atuam em todas as regiões da cidade
Além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para …